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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação de jovens, adultos e idosos sob o olhar dos professores: percepções, reflexões e desafios do cotidiano pedagógico
Título(s) alternativo(s): Youth, adult and elderly education from the teachers' point of view: perceptions, reflections and challenges in everyday teaching life
Autor(es): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Estrela, Sineide Cerqueira
Silva, Irandir Souza da
Data do documento: 2023
Resumo: Este artigo apresenta reflexões docentes relativas à modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos sobre questões relevantes que atravessam a sua prática. Para tanto, delimitou-se como objetivo compreender a percepção dos professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de cinco municípios do interior da Bahia quanto aos desafios enfrentados e a realidade vivenciada no cotidiano pedagógico. No âmbito metodológico, a pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, tendo como colaboradores docentes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos dos municípios contemplados e os dados produzidos por meio de entrevista semiestruturada. Priorizou-se o aporte teórico de Freire (2005), Arroyo (2005) e Oliveira (2015). Os resultados revelam desafios dos mais diversos, como a evasão, insuficiência de materiais didático-pedagógicos, transporte, formação continuada, além dos desafios das práticas no intuito de contemplar as particularidades dos estudantes. As narrativas e dados aqui expostos se constituem como um grito de denúncia de uma Educação que foi [e continua sendo] forjada como inferior e invisibilizada, que ocupou historicamente e continua ocupando um não lugar. Estas questões precisam ser debatidas e problematizadas na intenção de buscar estratégias de enfrentamento com intervenções efetivas que promovam a superação dos desafios postos.
Abstract: This article presents the reflections of teachers in the Youth, Adult and Elderly Education sector on relevant issues that affect their practice. To this end, the aim was to understand the perception of teachers of Youth, Adult and Elderly Education in five municipalities in the countryside of Bahia regarding the challenges they face and the reality they experience in their daily teaching routine. In terms of methodology the research is characterized by a qualitative approach, with Youth, Adult and Elderly Education teachers from the municipalities involved as collaborators and the data produced through semi-structured interviews. Priority was given to the theoretical contributions of Freire (2005) and Arroyo (2005). The results reveal a wide range of challenges, such as dropouts, insufficient teaching materials, transportation, continuing education, as well as the challenges of practices aimed at taking into account the particularities of the students. The narratives and data presented here constitute a complaint against an education that has been [and continues to be] forged as inferior and invisible, which has historically occupied and continues to occupy a non-place. These issues need to be debated and problematized in order to find coping strategies with effective interventions that promote overcoming the challenges posed.
Palavras-chave: Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI)
Cotidiano pedagógico
Paulo Freire
Youth, adult and elderly education
Everyday pedagogy
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20149
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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