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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20150
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Escola do campo: análise reflexiva de singularidades em uma escola da zona rural no município de Lagarto-SE |
Título(s) alternativo(s): | Country school: reflective analysis of singularities in a rural school in the municipality of Lagarto-SE |
Autor(es): | Bezerra, Marcelo dos Santos Pinto, Marie Jolly Nascimento Coelho, Orlane Santana |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Esse estudo versa mostrar características específicas acerca da educação campesina e o perfil do professor que atua na Escola Municipal Monsenhor Jason Barbosa Coelho, localizada no Povoado Várzea dos Cágados em Lagarto/SE, marcado por parte da comunidade não possuir terras próprias, mas onde existem plantações, criações de animais, casas de farinha entre outras atividades agrícolas, como também trabalhadores da indústria que está localizada próxima à localidade. As reflexões são referentes às discussões ocorridas no Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra – UFS/MEC, na cidade de Itabaiana/SE. Assim, partiu-se da hipótese que na escola supracitada não há uma educação do campo, ou seja, acontece uma educação urbana numa localidade rural haja vista ser considerada zona de expansão, por estar no entorno da cidade, como também sofre influência urbana por possuir um quadro de docentes que nunca fizeram parte da população do campo. A metodologia utilizada foi a de pesquisa em material bibliográfico agregado a pesquisa de campo. Para tal alguns autores foram imprescindíveis, como Caldart, Freire, Arroyo, Novaes, Santos, Silva e Souza dentre outros foram fundamentais para a edificação dessa investigação. |
Abstract: | This study shows specific characteristics about peasant education and the profile of the teacher who works in the Monsenhor Municipal School Jason Barbosa Coelho, located in the Várzea dos Cágados Village in Lagarto / SE, marked by the community not own lands, but where there are plantations , animal farms, flour houses among other agricultural activities, as well as industry workers that is located near the locality. The reflections refer to the discussions that took place at the School Improvement Course - UFS / MEC, in the city of Itabaiana / SE. Thus, it was hypothesized that in the above-mentioned school there is no rural education, that is, an urban education happens in a rural locality because it is considered to be an expansion zone because it is in the surroundings of the city, but it also suffers urban influence because it has a teachers who were never part of the rural population. The methodology used was the one of research in bibliographical material added to the field research. For this, some authors were essential, as Caldart, Freire, Arroyo, Novaes, Santos, Silva and Souza among others were fundamental for the construction of this investigation. |
Palavras-chave: | Campo Educação Peculiaridades Field Education Rightdowns |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20150 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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