Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20151
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O uso de ações complementares ao ensino na busca da formação integral do estudante no ensino médio integrado em uma instituição de ensino técnico
Título(s) alternativo(s): The use of complementary actions to achieve the comprehensive student formation in integrated high school education at a technical institution
Autor(es): Delevedove, Késia Zoteli de Oliveira
Livramento, André Mota do
Alvarenga, Marling Rodrigues Gava
Data do documento: 2023
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação integral do estudante a partir do relato de uma ação complementar ao ensino intitulada “Mundo do trabalho: autoconhecimento e habilidades profissionais”. Apesar da formação integral estudantil fazer parte da gênese dos Institutos Federais, a sua prática ainda reverbera os desafios de uma escola com abordagem tradicional de ensino, fazendo com que um dos caminhos para conseguir abranger tal formação seja o desenvolvimento de atividades complementares de ensino. Contudo, o currículo é composto por número elevado de atividades concomitantes no turno e contraturno, refletindo outros desafios, como a disponibilidade dos estudantes em participar de atividades extracurriculares não obrigatórias. A ação relatada neste texto apresenta reflexões sobre a proposição de espaços formativos capazes de contribuir para o protagonismo e liberdade estudantil em meio aos processos de tomada de decisão e escolhas por meio do planejamento pessoal e profissional. O público-alvo foi alunos finalistas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia e consistiu em uma atuação ativa dos envolvidos em todo o percurso formativo, contribuindo para a (trans)formação dos estudantes e, também, dos educadores envolvidos.
Abstract: This article aims to present reflections on the comprehensive students formation based on the account of a complementary educational action titled "The World of Work: Self-awareness and Professional Skills." Despite comprehensive student formation being an integral part of the mission of Federal Institutes, its practice still grapples with the challenges of a school with a traditional teaching approach. One of the pathways to encompass such education involves the development of complementary teaching activities. However, the curriculum consists of a high number of concurrent activities during both regular and extra-curricular periods, reflecting other challenges such as students' availability to engage in non-mandatory extracurricular activities. The action described in this text offers reflections on the creation of formative spaces capable of contributing to student empowerment and freedom in the midst of decision-making processes and personal and professional planning. The target audience consisted of final-year students in the integrated technical high school programs at the Federal Institute of Espírito Santo, Nova Venécia campus. It involved active participation from all those involved throughout the formative journey, contributing to the transformation of both students and the educators engaged in the process.
Palavras-chave: Formação integral
Ação complementar ao ensino
Protagonismo estudantil
Comprehensive student formation
Complementary educational action
Student protagonism
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20151
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoAcoesComplementaresEnsinoFormacaoIntegral.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.