Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20152
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Interrelações entre sociedade de controle, sociedade disciplinar, educação de massa e educação individualizada: inovação e democracia sob suspeitas em educação
Other Titles: Interrelaciones entre sociedad de control, sociedad disciplinaria, educación de masas y educación individualizada: innovación y democracia bajo sospecha en educación
Authors: Oliveira, José Mário Aleluia
Issue Date: 2023
Resumo : Este texto é consequência da pesquisa realizada no Programa de Pós-doutoramento na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, de abril de 2018 a abril de 2019, no PPGED/UFU - Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação. Esta escrita se propõe a pensar a emergência da democracia e da inovação enquanto conceitos e perspectivas político-pedagógicas que têm assumido destaque na formulação de propostas em escolas denominadas inovadoras na contemporaneidade. No diálogo com autores como Deleuze, Foucault, Deleuze e Guattari, entre outros, propõe-se tratar a democracia, a inovação, a educação de massa e a educação individualizada como um problema, buscando ter como projeto a determinação dos limites e potencialidades que os conceitos acima apresentam em contextos escolares na contemporaneidade. Tínhamos como objetivo de pesquisa analisar os fundamentos filosófico-pedagógicos presentes no modelo organizacional de gestão democrática, de reorganização das estruturas educativas tradicionais e de desenvolvimento profissional docente presentes na "Escola Projeto Âncora”. Encontramos nos discursos, práticas socializadas e projetos pedagógicos a necessidade de reorganização das práticas tradicionais disciplinares para espaços de aprendizagens onde a flexibilidade, a individualização, a autonomia, a criatividade, a cooperação, a inovação são os valores que movem as mudanças.
Abstract: Este texto es consecuencia de una investigación realizada en el Programa de Postdoctorado de la UFU - Universidad Federal de Uberlândia, de abril de 2018 a abril de 2019, en el PPGED/UFU - Programa de Postgrado en Educación. Este escrito propone pensar el surgimiento de la democracia y la innovación como conceptos y perspectivas político-pedagógicas que han asumido protagonismo en la formulación de propuestas en las escuelas denominadas innovadoras en la contemporánea. En diálogo con autores como Deleuze, Foucault, Deleuze y Guattari, entre otros, se propone tratar la democracia, la innovación, la educación de masas y la educación individualizada como un problema, buscando tener como proyecto la determinación de los límites y potencialidades que tienen los conceptos arriba presentes en los contextos escolares contemporáneos. Nuestro objetivo de investigación fue analizar los fundamentos filosófico-pedagógicos presentes en el modelo organizacional de gestión democrática, la reorganización de las estructuras educativas tradicionales y el desarrollo profesional docente presentes en la "Escola Projeto Âncora”. Encontramos en los discursos, prácticas socializadas y proyectos pedagógicos la necesidad de reorganizar las prácticas disciplinarias tradicionales en espacios de aprendizaje donde la flexibilidad, la individualización, la autonomía, la creatividad, la cooperación sean los valores que impulsen el cambio.
Keywords: Organização escolar
Inovação escolar
Gestão democrática
Organización escolar
Innovación escolar
Gestión democrática
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20152
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InterrelacoesSociedadeControleSociedadeDisciplinar.pdf257,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.