Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20157
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Atuação do professor de língua portuguesa na aplicação da sequência didática sob o viés dos multiletramentos
Título(s) alternativo(s): Performance of the portuguese language teacher in the application of the didactic sequence under the multiliteracies bias
Autor(es): Gomes, Antonio Marcos Feitosa
Data do documento: 2023
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar como o professor de Língua Portuguesa recorre aos multiletramentos utilizando o gênero textual artigo de opinião. O corpus analisado é o livro didático de uma escola pública Estadual em Minas Gerais. Procura-se responder a seguinte pergunta: como o professor de Língua Portuguesa em sua práxis desenvolve a competência linguística do aluno em relação ao estudo do gênero textual artigo de opinião, por meio de sequências didáticas? Esta é uma pesquisa qualitativa-interpretativa, empírica e bibliográfica que analisa a execução das sequências didáticas no estudo do gênero textual e como eles recorrem ao uso de diversos multiletramentos para o êxito na aprendizagem colaborativa dos alunos no Ensino Médio. Nesse viés, nosso arcabouço teórico firma-se nos construtos axiais da obra de Bakhtin (1990). Para Bakhtin, a realidade é essencialmente contraditória e em permanente transformação, ao aproximar a pesquisa deste autor, podemos compreender de que modo o dialogismo nos gêneros textuais pode ser evocado nas diversas linguagens e contextos sociais contidas nas práticas discursivas desses professores que vivenciam suas experiências escolares. A pesquisa mostrou que as práticas dos multiletramentos necessitam avançar no sentido de acompanhar as mudanças nos textos multimodais às quais os alunos estão em contato.
Abstract: This article aims to analyze how Portuguese language teachers use multiliteracies using the textual genre of opinion articles. The corpus analyzed is the textbook from a state public school in Minas Gerais. We seek to answer the following question: how does the Portuguese language teacher in his practice develop the student's linguistic competence in relation to the study of the textual genre opinion article, through didactic sequences? This is a qualitative-interpretive, empirical and bibliographical research that analyzes the execution of didactic sequences in the study of textual genre and how they use different multiliteracies for the successful collaborative learning of high school students. In this sense, our theoretical framework is based on the axial constructs of the work of MARCUSCHI, MOTTA-ROTH, Désirée, Roxane Rojo and Bakhtin (1990). For Bakhtin, in which reality is essentially contradictory and in permanent transformation, when we approach this author's research, we can understand how dialogism in textual genres can be evoked in the different languages and social contexts contained in the discursive practices of these teachers who live their experiences schoolchildren. The research showed that multiliteracies practices need to advance to keep up with changes in the multimodal texts with which students come into contact.
Palavras-chave: Sequência didática
Gêneros textuais
Multiletramentos
Didactic sequence
Text genres
Multiliteracies
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20157
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtuacaoProfessorLinguaPortuguesaAplicacaoSeqDidatica.pdf232,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.