Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ana Lise Costa de-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:18:59Z-
dc.date.available2024-09-19T23:18:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20158-
dc.description.abstractThis article presents anti-racist educational practices in two schools in the Riachão do Jacuípe countryside in Bahia. We encourage anti-racist acts that decolonize knowledge/thinking/being/living centered on legislation (Brasil, 2003, 2008; Bahia, 2022) and griô pedagogy (Pacheco, 2006, 2015). From action research, the result of the interdisciplinary project Batuques de Ancestralidade and the Ebooks Pedagogia Griô Contação de Histórias project, this study was born, the results of which demonstrated that pedagogical practices aligned with ethnic-racial protagonism, promoted insurgent and decolonizing curriculum acts, example of storytelling circles, dialogue circles based on the words of the old griô teller, in filmic experiences, in drawings and poetry, in the discoveries of black personalities, in the meeting with the griô masters of the Chapadense peasant community. Adding to this, the strengthening and (re)knowledge of children and youth identities enhanced the experience of ancestry and learning about listening, reverence, reference to older griots; Anti-racist curriculum acts steeped in axé were experienced intensely by children and young people in primary and secondary education, challenging a diverse rural education towards increasingly authentic and insurgent ethnicracial relations.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCrianças e jovens do campopor
dc.subjectEducação étnico-racialpor
dc.subjectEscola básicapor
dc.subjectPedagogia griôpor
dc.subjectRural children and young peopleeng
dc.subjectEthnic-racial educationeng
dc.subjectBasic schooleng
dc.subjectGriô pedagogyeng
dc.titleAtos antirracistas na educação básica do campo jacuipense: crianças, jovens e griôs de axépt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist acts in basic education in campo jacuipense: children, young people and griots of axéeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta práticas educativas antirracistas em duas escolas do campo de Riachão do Jacuípe na Bahia. Ensejamos atos antirracistas descolonizadores do saber/pensar/ser/viver centrados na legislação (Brasil, 2003, 2008; Bahia, 2022) e na pedagogia griô (Pacheco,2006,2015). De uma pesquisa-ação, fruto do projeto interdisciplinar Batuques de Ancestralidade e do projeto Ebooks Pedagogia Griô Contação de Histórias, nasceu este estudo, cujos resultados demonstraram que as práticas pedagógicas alinhadas ao protagonismo étnico-racial, promoveram atos de currículo insurgentes e decolonizantes, a exemplo das rodas de contação de histórias, rodas de diálogo embaladas na palavra da contadora velha griô, nas experiências fílmicas, nos desenhos e poesias, nas descobertas de personalidades negras, no encontro com os mestres griôs da comunidade campesina chapadense. Somando-se a isso, o fortalecimento e (re) conhecimento das identidades infantis e juvenis se potencializaram vivência da ancestralidade e às aprendizagens sobre escuta, reverência, referência aos mais velhos griôs; Atos de currículo antirracistas eivados de axé foram vividos intensamente por crianças e jovens da educação fundamental e do ensino médio desafiando uma educação do campo diversa para as relações étnico-raciais cada vez mais autênticas e insurgentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtosAntirracistasEducacaoBasicaCampoJacuipense.pdf259,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.