Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20160
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: As práticas dos professores do AEE com a tecnologia assistiva da rede pública do Município De Paripiranga- Bahia
Other Titles: The practices of teachers in specialized educational assistance with assistive technology in Paripiranga -Bahia
Authors: Camilo, Rosemara Santos
Santos, Herica Elizandra Conceição
Issue Date: 2023
Resumo : A atuação do professor na Sala de Recursos Multifuncionais é variada devido às diferentes deficiências e necessidades dos alunos. Para uma inclusão eficaz, é crucial que o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) esteja em constante formação, incorporando a Tecnologia Assistiva em suas práticas. A Tecnologia Assistiva age como uma ferramenta que promove a inclusão de alunos com necessidades especiais, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas dos professores do AEE com a Tecnologia Assistiva da rede pública do Munícipio de Paripiranga/Ba. A abordagem metodológica adotada foi a qualitatitiva e descritivo aliada à pesquisa bibliográfica. Para a produção dos dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os resultados da pesquisa revelam que o uso da TA no contexto educacional vai além de da função de auxiliar o aluno a fazer as tarefas, pois por meio dos seus instrumentos o aluno NEE se torna protagonista de sua aprendizagem. Dessa forma, a TA representa um caminho que oferece suporte aos professores para a inclusão em sala de aula, assim como produz elementos para facilitar a entrada e a mediação positiva para o aprendizado do aluno com NEE.
Abstract: The role of teacher in the Multifunctional Resource Room is varied due to the different disabilities and needs of the students. For effective inclusion, it is crucial that the Specialized Educational Assistance (SEA) teacher is in constant training, incorporating Assistive Technology into their practices. Assistive Technology acts as a tool that promotes the inclusion of students with special needs while also driving learning and autonomy development.Therefore, the aim of this research is to understand the practices of SEA teachers using Assistive Technology in the public school network of Paripiranga, Bahia.The methodological approach adopted was qualitative and descriptive, combined with bibliographical research. The semi-structured interview was used as the data collection instrument. The research results reveal that the use of AT in the educational context goes beyond the function of assisting students in completing tasks, because through its tools, the student with special needs becomes the protagonist of their learning. Thus, AT represents a path that offers teachers support for inclusion in the classroom, as well as producing elements to facilitate entry and positive mediation for the learning of students with special needs.
Keywords: Inclusão educacional
Formação de professores
Tecnologias assistivas
Educational inclusion
Teacher training
Assistive technologies
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20160
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasProfessoresAEETecnologiaAssistiva.pdf247,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.