Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20162
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Estratégia comportamental como prática interventiva no ambiente escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
Título(s) alternativo(s): | Behavioral strategy as an interventional practice in the school environment in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder |
Autor(es): | Silva, Luciene Amaral Laira, Marina |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Mesmo com o aumento no número de diagnósticos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, com estudos e pesquisas na área, as estratégias que precisam orientar os professores na sala de aula a lidar com as crianças com TDAH ainda carece de muita pesquisa nesse campo. O objetivo da pesquisa foi conhecer quais práticas interventivas podem ser usadas no ambiente escolar com crianças com TDAH. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativa através de uma revisão de literatura sobre o tema nos portais Google Acadêmico, SciELO e Periódicos da CAPES. Como resultado, foi encontrado a necessidade da união da tríade, família, escola e terapia para que as estratégias sejam efetivadas, os ambientes da criança tem papel fundamental de articular meios que auxiliem a modelação comportamental da desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, e há necessidade de pesquisas sobre mais estratégias que podem ser utilizadas no ambiente de sala de aula. |
Abstract: | Even with the increase in the number of diagnoses of Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD, with studies and research in the area, the strategies that need to guide teachers in the classroom to deal with children with ADHD still lack much research in this field. field. The objective of the research was to know which intervention practices can be used in the school environment with children with ADHD. The qualitative research method was used through a literature review on the subject in the Google Scholar, SciELO and Periodicals of CAPES portals. As a result, the need for the union of the triad, family, school and therapy was found so that the strategies are effective, the child's environments have a fundamental role in articulating means that help the behavioral modeling of inattention and/or hyperactivity and impulsivity, and there is need for research on more strategies that can be used in the classroom environment. |
Palavras-chave: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Modelagem comportamental Contexto escolar Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) Behavioral modeling School context |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20162 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstrategiaComportamentalPraticaInterventivaTDAH.pdf | 247,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.