Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20165
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Os desafios e as possibilidades de refletir a inclusão no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): The challenges and possibilities of reflecting inclusion in the school scenario
Autor(es): Santana, Andriele Morais de
Data do documento: 2023
Resumo: O presente artigo objetiva promover uma análise bibliográfica acerca do processo de inclusão educativa no ambiente escolar por meio de medidas destinadas à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Para tanto, manifesta-se como inquietação a fragilidade do processo de inclusão dos estudantes com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento na instituição educacional. Nesse sentido, é importante compreender as possibilidades de incluir todos os alunos, especialmente, àqueles que durante muito tempo estiveram distantes de um espaço comum de aprendizagem por apresentarem algum tipo de deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento que afeta os aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Por meio do desenvolvimento deste estudo, foi possível conduzir uma análise bibliográfica que mantém uma revisão abrangente da literatura centrada na inclusão escolar. A partir dos resultados obtidos, é possível perceber a realidade presente no sistema educacional vigente mediante as discussões que envolvem os avanços, desafios e potencialidades que fomentam um ideal de educação para todos. Portanto, conclui-se que as instituições educativas precisam assegurar ações coletivas capazes de englobar propostas de acolhimento em todo segmento escolar com a finalidade de superar as barreiras do ponto de vista pedagógico, atitudinal, arquitetônico e metodológico, superando o que fragiliza o ideal inclusivo.
Abstract: This article aims to provide a bibliographical analysis of the process of educational inclusion in the school environment through measures aimed at including students with special educational needs. Therefore, the fragility of the inclusion process for students with disabilities or neurodevelopmental disorders in the educational institution is expressed as a concern. Hence, it is important to understand the possibilities of including all students, especially those who have long been distant from a common learning space due to some form of disability or neurodevelopmental disorder that affects cognitive, social, and affective aspects. Through the development of this study, it was possible to conduct a bibliographical analysis that maintains a comprehensive literature review focused on school inclusion. From the results obtained, it is possible to perceive the reality present in the current educational system through discussions involving the advances, challenges and potentialities l that foster an ideal of education for all. Thus, it is concluded that the necessity of adaptations that educational institutions need must ensure collective actions capable of encompassing welcoming proposals throughout the school segment in order to overcome the barriers from a pedagogical, attitudinal, architectural, and methodological standpoint that weaken the inclusive ideal.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Igualdade
Aprendizagem
Inclusive education
Equality
Learning
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20165
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosPossibilidadesInclusaoContextoEscolar.pdf242,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.