Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Murilo Rangel | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:22:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20169 | - |
dc.description.abstract | Here we seek to discuss the need to promote other School Curricula, which are not guided only by official documents, such as the National Common Curriculum Base or National Curriculum Guidelines, as these commonly present themselves as homogenizing prescriptions that level and they delimit Brazilian education, generally seeking to meet only the legal demands that deal with education indices; marginalizing the culture of the various peoples for which they are also intended. During the development of our study - with a qualitative bias - we understood the urgent need to listen to the wishes of the communities served by the School Units for the insertion and promotion of intercultural contents that discuss, from Early Childhood Education, the ancestral culture of the communities in which the school is included. We present some of the movements carried out throughout our master's research, which is in its initial phase, but already shows itself to be potent in multiple possibilities for the contribution of respect for intercultural knowledge. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Currículos | por |
dc.subject | Comunidades quilombolas | por |
dc.subject | Escolas quilombolas | por |
dc.subject | Alagoinha (PE) | por |
dc.title | O currículo da educação infantil em contexto escolar quilombola em Alagoinha-PE: interculturalidade e redes de conversação | pt_BR |
dc.title.alternative | The curriculum of early childhood education in a quilombola school context in Alagoinha-PE: Interculturality and conversation networks | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Aqui buscamos discutir sobre a necessidade de promover Currículos Escolares outros, que não sejam norteados apenas por documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Currícular (BNCC) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pois estes comumente apresentam-se como prescrições homogeneizadoras que nivelam e delimitam a educação brasileira buscando, geralmente, atender apenas às demandas jurídicas que tratam dos índices da educação; marginalizando a cultura dos diversos povos aos quais também se destinam. Durante o desenvolvimento de nosso estudo – de viés qualitativo - compreendemos a necessidade urgente de ouvir os anseios das comunidades atendidas pelas Unidades Escolares para inserção, e promoção, de conteúdos interculturais que discutam, desde a Educação Infantil, a cultura ancestral das comunidades nas quais a escola está inserida. Apresentamos alguns dos movimentos realizados ao longo de nossa pesquisa de mestrado, a qual está em fase inicial, porém já mostra-se potente em possibilidades múltiplas para contribuição do respeito aos conhecimentos interculturais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CurriculoEducacaoInfantilQuilombolaAlagoinhaPE.pdf | 264,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.