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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Murilo Rangel-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:22:45Z-
dc.date.available2024-09-19T23:22:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20169-
dc.description.abstractHere we seek to discuss the need to promote other School Curricula, which are not guided only by official documents, such as the National Common Curriculum Base or National Curriculum Guidelines, as these commonly present themselves as homogenizing prescriptions that level and they delimit Brazilian education, generally seeking to meet only the legal demands that deal with education indices; marginalizing the culture of the various peoples for which they are also intended. During the development of our study - with a qualitative bias - we understood the urgent need to listen to the wishes of the communities served by the School Units for the insertion and promotion of intercultural contents that discuss, from Early Childhood Education, the ancestral culture of the communities in which the school is included. We present some of the movements carried out throughout our master's research, which is in its initial phase, but already shows itself to be potent in multiple possibilities for the contribution of respect for intercultural knowledge.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectComunidades quilombolaspor
dc.subjectEscolas quilombolaspor
dc.subjectAlagoinha (PE)por
dc.titleO currículo da educação infantil em contexto escolar quilombola em Alagoinha-PE: interculturalidade e redes de conversaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe curriculum of early childhood education in a quilombola school context in Alagoinha-PE: Interculturality and conversation networkseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAqui buscamos discutir sobre a necessidade de promover Currículos Escolares outros, que não sejam norteados apenas por documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Currícular (BNCC) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pois estes comumente apresentam-se como prescrições homogeneizadoras que nivelam e delimitam a educação brasileira buscando, geralmente, atender apenas às demandas jurídicas que tratam dos índices da educação; marginalizando a cultura dos diversos povos aos quais também se destinam. Durante o desenvolvimento de nosso estudo – de viés qualitativo - compreendemos a necessidade urgente de ouvir os anseios das comunidades atendidas pelas Unidades Escolares para inserção, e promoção, de conteúdos interculturais que discutam, desde a Educação Infantil, a cultura ancestral das comunidades nas quais a escola está inserida. Apresentamos alguns dos movimentos realizados ao longo de nossa pesquisa de mestrado, a qual está em fase inicial, porém já mostra-se potente em possibilidades múltiplas para contribuição do respeito aos conhecimentos interculturais.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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