Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Luciano dos Santos | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:23:02Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20170 | - |
dc.description.abstract | Brazil is a recent society with little more than five centuries, although the socioeconomic processes have advanced and the country appears as one of the most relevant in the world in several sectors, we cannot forget that it was formed from a violent process of colonial exploitation, estate and enslaved labor, which lasted for most of its history. The consequences are brutal social inequality, an Afro-descendant population at the base of a social pyramid, whose poverty reproduces the times of slavery, with a subordinated role by insistent prejudice, in addition to structural racism. One solution to revert the status quo, even though it is enormously complex and time consuming, is to provide quality education to everyone equally; to this end, methods and processes must be thought of based on the premise of decolonizing mentalities, for this purpose we propose Stories and Comics to expose teenagers and young people to debate with peers and their teachers about racism, prejudice, misogyny, etc. ., dialectics with an attractive media vehicle for the age group in a playful and at the same time critical way. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Escravidão | por |
dc.subject | Decolonialidade | por |
dc.subject | Comics | por |
dc.subject | Slavery | por |
dc.subject | Decoloniality | por |
dc.title | Histórias em quadrinhos no debate sobre o racismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Comic stories in the debate about racism | por |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil é uma sociedade recente com pouco mais que cinco séculos, ainda que os processos socioeconômicos tenham avançados e o país conste como um dos mais relevantes do mundo em vários setores, não podemos esquecer que foi formado a partir de violento processo de exploração colonial, latifúndio e mão-de-obra escravizada, que perdurou por maior parte de sua história. As consequências são de brutal desigualdade social, população afrodescendente na base de uma pirâmide social, cuja pobreza reproduz os tempos de escravismo, com papel subalternizado pelo insistente preconceito, além do racismo estrutural. Uma solução para reverter o status quo, ainda que seja de enorme complexidade e demande muito tempo, é fornecer uma educação de qualidade a todos igualmente; para tal, deve-se pensar em métodos e processos a partir da premissa de descolonização das mentalidades, para isso propomos Histórias e Tiras em Quadrinhos para expor adolescentes e jovens ao debete com pares e seus/suas docentes sobre racismo, preconceitos, misoginia, etc., dialéticas com um veículo midiático atrativo para a faixa etária de forma lúdica e ao mesmo tempo crítica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistoriasQuadrinhosDebateRacismo.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.