Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Lécia Nájla dos Santos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:23:22Z-
dc.date.available2024-09-19T23:23:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20171-
dc.description.abstractThe objective of this work is to reflect on the need to build an “other curriculum” that values ??ethnicracial diversity and subordinated knowledge. I present a discussion based on the following questions: How to build a curriculum that echoes silenced knowledge? What are the main challenges in building this curriculum? In order to answer these questions, we bring a discussion based on authors such as Gomes (2012; 2017; 2020), Gomes; Jesus (2013), Macedo; Macêdo (2018), Santos (2007), Candau (2016), Silva (2011) and others. The study revealed that thinking about the construction of an “other curriculum” is a challenging task for the school and the subjects who are directly involved in its planning and application, especially educators and pedagogical supervisors. Therefore, this task is a constant and necessary exercise that needs to be based on questioning the curriculum since it presents itself as a way of maintaining the Eurocentric and hegemonic character of the school and society. It is concluded that the construction of this curriculum is urgent, because for a more inclusive society, this entails bringing to the school space other knowledge that has been silenced and neglected throughout history, which contributes to exacerbating inequalities.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpor
dc.subjectCurrículo outropor
dc.subjectSaberes subalternizadospor
dc.subjectEthnic-racial diversityeng
dc.subjectCurriculum othereng
dc.subjectSubalternized knowledgeeng
dc.titleValorizando a diversidade étnico-racial e os saberes subalternizados: por um “currículo outro”pt_BR
dc.title.alternativeValuing ethnic-racial diversity and subalternized knowledge: for an “other curriculum”eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é refletir acerca da necessidade da construção de um “currículo outro” que valorize a diversidade étnico-racial e os saberes subalternizados. Apresento uma discussão partindo dos seguintes questionamentos: Como construir um currículo outro que ecoe saberes silenciados? Quais os principais desafios na construção desse currículo? A fim de respondermos a tais indagações trazemos uma discussão a partir de autores como Gomes (2012; 2017; 2020), Gomes; Jesus (2013), Macedo; Macêdo (2018), Santos (2007), Candau (2016), Silva (2011) e outros. O estudo revelou que pensar a construção de “currículo outro” é uma tarefa que se mostra desafiadora para a escola e os sujeitos que nela se envolvem diretamente com seu planejamento e aplicação, em especial os educadores/as e supervisores/as pedagógicos/as. Dessa forma, essa tarefa compõe um exercício constante e necessário que precisa estar pautado em questionar o currículo posto que se apresenta como uma forma de manter o caráter eurocêntrico e hegemônico da escola e da sociedade. Conclui-se que a construção desse currículo é algo urgente, pois para uma sociedade mais inclusiva, isso perpassa por trazer para o espaço escolar saberes outros que ao longo da história vem sendo silenciados e negligenciados, o que contribui para exacerbar as desigualdades.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValorizandoDiversidadeEtnicoRacialSaberesSubalternizados.pdf281,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.