Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Lécia Nájla dos Santos | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:23:22Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:23:22Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20171 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to reflect on the need to build an “other curriculum” that values ??ethnicracial diversity and subordinated knowledge. I present a discussion based on the following questions: How to build a curriculum that echoes silenced knowledge? What are the main challenges in building this curriculum? In order to answer these questions, we bring a discussion based on authors such as Gomes (2012; 2017; 2020), Gomes; Jesus (2013), Macedo; Macêdo (2018), Santos (2007), Candau (2016), Silva (2011) and others. The study revealed that thinking about the construction of an “other curriculum” is a challenging task for the school and the subjects who are directly involved in its planning and application, especially educators and pedagogical supervisors. Therefore, this task is a constant and necessary exercise that needs to be based on questioning the curriculum since it presents itself as a way of maintaining the Eurocentric and hegemonic character of the school and society. It is concluded that the construction of this curriculum is urgent, because for a more inclusive society, this entails bringing to the school space other knowledge that has been silenced and neglected throughout history, which contributes to exacerbating inequalities. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial | por |
dc.subject | Currículo outro | por |
dc.subject | Saberes subalternizados | por |
dc.subject | Ethnic-racial diversity | eng |
dc.subject | Curriculum other | eng |
dc.subject | Subalternized knowledge | eng |
dc.title | Valorizando a diversidade étnico-racial e os saberes subalternizados: por um “currículo outro” | pt_BR |
dc.title.alternative | Valuing ethnic-racial diversity and subalternized knowledge: for an “other curriculum” | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é refletir acerca da necessidade da construção de um “currículo outro” que valorize a diversidade étnico-racial e os saberes subalternizados. Apresento uma discussão partindo dos seguintes questionamentos: Como construir um currículo outro que ecoe saberes silenciados? Quais os principais desafios na construção desse currículo? A fim de respondermos a tais indagações trazemos uma discussão a partir de autores como Gomes (2012; 2017; 2020), Gomes; Jesus (2013), Macedo; Macêdo (2018), Santos (2007), Candau (2016), Silva (2011) e outros. O estudo revelou que pensar a construção de “currículo outro” é uma tarefa que se mostra desafiadora para a escola e os sujeitos que nela se envolvem diretamente com seu planejamento e aplicação, em especial os educadores/as e supervisores/as pedagógicos/as. Dessa forma, essa tarefa compõe um exercício constante e necessário que precisa estar pautado em questionar o currículo posto que se apresenta como uma forma de manter o caráter eurocêntrico e hegemônico da escola e da sociedade. Conclui-se que a construção desse currículo é algo urgente, pois para uma sociedade mais inclusiva, isso perpassa por trazer para o espaço escolar saberes outros que ao longo da história vem sendo silenciados e negligenciados, o que contribui para exacerbar as desigualdades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValorizandoDiversidadeEtnicoRacialSaberesSubalternizados.pdf | 281,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.