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dc.contributor.authorSantos, Julianna Britto Oliveira-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:24:06Z-
dc.date.available2024-09-19T23:24:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20174-
dc.description.abstractThis article is a partial of a dissertation, involving teachers who work in early childhood education and focuses on continuing education as a qualification for this educational stage. It discusses the specificities of the early childhood education, in order to understand the needs and difficulties of continuing education as a mechanism for professional development of teachers in this educational stage. Developed in the qualitative and descriptive approach, it was used theoretical studies based on Garcia (1999), Gatti (2008, 2010), Campos (2016, 2018), Abuchaim (2018), as well as in the descriptions, categorizations and analysis of the collective interviews conducted in 02 schools of early childhood education, in Aracaju-SE. The produced data were treated referentially in the content analysis of Bardin (2016). It became evident that listening to the teachers is a tool to approach the needs and difficulties of the teachers in the context of experiences in the continuing education processes. The continuing education constitutes na qualification elemento for the professional development of teachers and, consequently, in early childhood education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectTeacher professional developmenteng
dc.titleCaminhos formativos de docentes na educação infantil: percursos vivenciados de desenvolvimento profissionalpt_BR
dc.title.alternativeTraining paths for teachers in early childhood education: experienced paths of professional developmentpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é parte da dissertação de mestrado, envolvendo professoras atuantes na educação infantil brasileira, e versa sobre a formação continuada como qualificação e desenvolvimento profissional docente. Discute as especificidades da educação infantil, com objetivo de compreender as necessidades e dificuldades de formação continuada como mecanismo de desenvolvimento profissional dos docentes nesta etapa educacional. Desenvolvida na abordagem qualitativa e descritiva, empreenderam-se estudos teóricos pautados em Garcia (1999), Gatti (2008, 2010), Campos (2016, 2018), Abuchaim (2018), bem como nas descrições, categorizações e análises das entrevistas coletivas realizadas em 02 escolas de educação infantil situadas em Aracaju-SE/Brasil. Os dados produzidos foram tratados referencialmente na análise de conteúdo de Bardin (2016). Evidenciou-se que a escuta docente constitui ferramenta de aproximação das necessidades e dificuldades dos docentes, no âmbito das vivências, nos processos de formação continuada. A formação continuada constitui elemento de qualificação para o desenvolvimento profissional dos docentes e, consequentemente, na educação da primeira infância.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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