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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Guilherme Rodrigues dos-
dc.contributor.authorDestefani, Janacélia Andrade Lacerda-
dc.contributor.authorSouza, Maria Celeste Reis Fernandes de-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:24:36Z-
dc.date.available2024-09-19T23:24:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20176-
dc.description.abstractThis text proposes reflecting on the relationship between childhood and territory in the Full-Time School (FTS) of Governador Valadares, which universalized full-time education from 2010 onwards in the municipal education system for children enrolled in daycares, preschools, and elementary education. The adopted methodology, of a qualitative nature, is a documentary study, whose analysis corpus is composed of 4 guiding notebooks of the FTS proposal and the Pedagogical Political Project of two early childhood education institutions in a vulnerable territory of the city. Theoretical reflections from Childhood Sociology, Geography of Childhoods, and Comprehensive Education/fulltime education are employed, guiding the analysis that reflects on childhoods in the FTS, Territory and Childhoods in the FTS. The conclusions point to the importance of valuing, within the extended school time, the voices of children and what they allow us to understand about the territories, as the school can enhance the recognition and appreciation of childhoods in the territories and children's rights to school spaces and other spaces in which they live.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectEscola em Tempo Integralpor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.subjectFull-time schooleng
dc.titleReflexões sobre infâncias, territórios e tempo integral: um estudo documentalpt_BR
dc.title.alternativeReflections on childhoods, territories, and full-time education: a documentary studyeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste texto propõe refletir sobre a relação entre infância e território na Escola em Tempo Integral (ETI) de Governador Valadares, que universalizou, a partir de 2010, o tempo integral, na rede municipal de ensino, para crianças matriculadas em creches, pré-escolas e para o ensino fundamental. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, é um estudo documental, cujo corpus de análise é composto por 4 Cadernos orientadores da proposta da ETI e os Projetos Político- Pedagógicos de duas instituições de educação infantil de um território vulnerável da cidade. Como reflexões teóricas, são adotados estudos da Sociologia da Infância, Geografia das Infâncias e Educação Integral/Tempo Integral, que orientam a análise na qual se reflete sobre as infâncias na ETI, Território e Infâncias na ETI. As conclusões apontam a importância de se valorar, no tempo a mais de escola, as vozes das crianças e o que elas nos permitem compreender dos territórios, posto que a escola pode ser potencializadora do reconhecimento e da valoração das infâncias nos territórios e dos direitos das crianças aos espaços escolares e demais espaços nos quais elas vivem.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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