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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Violência estudantil: silêncio na família, grito na escola
Otros títulos : Student violence: silence in the family, shouting at school
Autor : Silva, Carlos Alberto
Fecha de publicación : 2023
Resumen: O texto objetiva uma reflexão, por meio da análise de correlação canônica envolvendo variáveis explicativas, atitude de observação da família em relação ao estudante e a carga de efeito destas na incidência da violência escolar. Busca verificar o nível de atenção dos pais como uma possibilidade de mitigar e colaborar com propostas de intervenção na escola. A análise tem por referência dados do IBGE, como o percentual de escolares do 9º ano do Ensino Fundamental cujos pais e responsáveis conheciam o que eles estavam fazendo no tempo livre, por sexo e dependência administrativa da escola, por capitais, no período de 2009 a 2019, com dados sobre a posse ilegal de armas e entorpecentes. Denota-se neste estudo que o tempo de observação dos responsáveis, é relevante para trabalhar políticas públicas no combate a violência no âmbito escolar. Sabe-se que causas da violência extrapolam os limites da residência do estudante, tanto física quanto virtualmente, a convivência no contexto escolar expõe a mecanismos sociais externos que necessitam de monitoramento. Torna-se evidente a importância que um olhar atento dos atores educacionais seja uma constante pois caso contrário, o silêncio da família transformar-se-á no grito da escola, vitimando a mudez para sempre de vidas inocentes.
Resumen : The text aims at a reflection, by analysis of canonical correlation involving explanatory variables, attitude of observation of the family in relation to the student and the load of effect of these in the incidence of school violence. Check the level of parental attention as a possibility to mitigate and collaborate with intervention proposals at school. The analysis is based on IBGE data, the percentage of students in the 9th grade of Elementary School whose parents and guardians knew what they were doing in their free time, by gender and administrative dependence of the school, by capital, in the period from 2009 to 2019 , with data on illegal possession of weapons and narcotics. It is noted in this study that the observation time of those responsible is relevant to work on public policies to combat violence in the school environment. Causes of violence go beyond the limits of the student's residence, both physically and virtually, living together in the school context exposes them to external social mechanisms that need monitoring. It becomes evident that the watchful eye of educational actors must be constant, otherwise the family's silence will become the school's cry, victimizing the muteness of innocent lives forever.
Palabras clave : Violência escolar
Análise canônica
Tempo livre
Determinantes da violência escolar
School violence
Canonical analysis
Free time
Determinants of school violence
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20177
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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