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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20218
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | A vida em dança: um ensaio filosófico-educacional sobre o aprender com afetos |
Autor(es): | Lima, Claudia de Medeiros |
Data do documento: | 19-Jul-2024 |
Orientador: | Feldens, Dinamara Garcia |
Resumo: | Este trabalho doutoral nasce da compreensão pessoal acerca dos impactos afetivos sobre o exercício cotidiano na Educação Profissional. Diante de observações inicialmente descomprometidas com a investigação, mas intencionalmente dedicadas à orientação e ao cuidado para com a vida dos jovens estudantes, emergem algumas questões que nos levam ao traçado do objetivo central: cartocoreografar os movimentos afetivos das estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na vinculação com os processos de aprender a estar e agir nessa modalidade de ensino. Diante de uma realidade permeada por dilemas e dificuldades, encontram-se relatos em que predominam tristeza e exaustão física e mental, que interferem não somente no aprendizado, mas em processos de subjetivação dos estudantes. Embora os documentos oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tragam a integralidade como pilar do Ensino Médio Integrado para sinalizar certo entendimento acerca da complexidade humana, não se pode deixar de apontar para a ausência de propostas que acolham a dinâmica dos afetos e, muito menos, negligenciar o quanto a dimensão afetiva tem impactado nosso corpo estudantil. Para a fundamentação teórica, adotamos os estudos espinosanos acerca dos afetos e seus desdobramentos na vida humana, bem como embasamos o debate acerca do aprender nos estudos deleuzeanos, sobretudo dialogando com as três teses práticas que ele elabora sobre a Ética de Espinosa. Esse lastro teórico foi entrando em composição com o campo educacional, mais especificamente com a Educação Profissional, que exigiu de nós uma escrita interseccionada por algumas questões raciais e de gênero. Para a tessitura metodológica, partimos da ideia de articulação de campos de conhecimento e de formas já existentes de se fazer investigação, a exemplo da cartografia, da narratividade e da arqueogenealogia, para criar movimentos próprios de pesquisa demandados por nosso tema. Para a produção de verdades, realizamos uma bricolagem entre conceitos científicos, narrativas estudantis, textos literários e artísticos, além da utilização de imagens. Para tanto, fizemos uso de observações, com registro em diário de campo, entrevistas narrativas e grupos rodas de conversa. Para os processos de análise teórico-metodológica, apostamos na descrição dos momentos e dos elementos que nos ajudaram a compreender os movimentos, organizados em quadros, que poderiam ser apresentados de qualquer outra forma, sendo a ideia dinamizar a leitura dos fluxos que se nos apresentaram. Nossa tese se compromete com a ampliação do debate acerca da origem e dos fluxos dicotômicos da modernidade, destacando a importância dos afetos na compreensão da vida e seus processos coletivos em imanência. Nossa investigação tanto nos apresentou adaptações dos corpos às formas estratificadas institucionais quanto nos mostrou dinâmicas corporais que podem compreender os efeitos e as causas afetivo-intelectivas para pensar em aprender pelas vias da liberdade. |
Abstract: | This doctoral work arises from a personal understanding of the affective impacts on daily
practice in Professional Education. Based on initially uncommitted observations with research,
but intentionally dedicated to the guidance and care of the lives of young students, some
questions emerge that lead us to outline the central objective: to map the affective movements
of students in Technical Professional Education at the secondary level in relation to the
processes of learning to be and act in this mode of education. In a reality permeated by dilemmas
and difficulties, we find reports where sadness and physical and mental exhaustion prevail,
interfering not only with learning but also with the processes of students' subjectivation.
Although the official documents of the Federal Network of Professional, Scientific, and
Technological Education present integrality as a pillar of Integrated High School to signal some
understanding of human complexity, it is necessary to point out the lack of proposals that
accommodate the dynamics of affections and, even more so, to recognize how much the
affective dimension has impacted our student body. For the theoretical foundation, we adopted
Spinozan studies on affections and their ramifications in human life, as well as based the debate
on learning on Deleuzian studies, especially dialoguing with the three practical theses he
elaborates on Spinoza's Ethics. This theoretical foundation was integrated into the educational
field, more specifically with Professional Education, which required us to write intersected by
some racial and gender issues. For the methodological framework, we started from the idea of
articulating fields of knowledge and existing forms of research, such as cartography, narrativity,
and archeogenealogy, to create our own research movements demanded by our theme. For the
production of truths, we performed a bricolage between scientific concepts, student narratives,
literary and artistic texts, and the use of images. To do this, we used observations recorded in a
field diary, narrative interviews, and discussion groups. For the processes of theoreticalmethodological analysis, we focused on the description of moments and elements that helped
us understand the movements, organized in frameworks, which could be presented in any other
way, with the idea of dynamizing the reading of the flows that presented themselves to us. Our
thesis is committed to expanding the debate on the origin and dichotomous flows of modernity,
highlighting the importance of affections in understanding life and its collective processes in
immanence. Our investigation presented us with both the adaptations of bodies to stratified
institutional forms and the bodily dynamics that can understand the affective-intellectual effects
and causes to think about learning through the paths of freedom. Este trabajo doctoral nace de la comprensión personal sobre los impactos afectivos en la práctica diaria en la Educación Profesional. Basado en observaciones inicialmente no comprometidas con la investigación, pero intencionalmente dedicadas a la orientación y cuidado de la vida de los jóvenes estudiantes, surgen algunas preguntas que nos llevan a delinear el objetivo central: cartografiar los movimientos afectivos de los estudiantes de Educación Profesional Técnica de nivel medio en relación con los procesos de aprender a estar y actuar en esta modalidad educativa. En una realidad permeada por dilemas y dificultades, encontramos relatos donde predominan la tristeza y el agotamiento físico y mental, que interfieren no solo en el aprendizaje, sino también en los procesos de subjetivación de los estudiantes. Aunque los documentos oficiales de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica presentan la integralidad como un pilar de la Escuela Secundaria Integrada para señalar algún entendimiento sobre la complejidad humana, es necesario señalar la falta de propuestas que acomoden la dinámica de los afectos y, aún más, reconocer cuánto ha impactado la dimensión afectiva a nuestro cuerpo estudiantil. Para la fundamentación teórica, adoptamos estudios espinosanos sobre los afectos y sus ramificaciones en la vida humana, así como basamos el debate sobre el aprendizaje en estudios deleuzianos, especialmente dialogando con las tres tesis prácticas que él elabora sobre la Ética de Espinosa. Este fundamento teórico se integró en el campo educativo, más específicamente en la Educación Profesional, lo que nos obligó a escribir intersectados por algunas cuestiones raciales y de género. Para el marco metodológico, partimos de la idea de articular campos de conocimiento y formas existentes de investigación, como la cartografía, la narratividad y la arqueogenealogía, para crear nuestros propios movimientos de investigación demandados por nuestro tema. Para la producción de verdades, realizamos una bricolaje entre conceptos científicos, narrativas estudiantiles, textos literarios y artísticos, y el uso de imágenes. Para ello, utilizamos observaciones registradas en un diario de campo, entrevistas narrativas y grupos de discusión. Para los procesos de análisis teórico-metodológico, nos centramos en la descripción de momentos y elementos que nos ayudaron a comprender los movimientos, organizados en marcos, que podrían presentarse de cualquier otra forma, con la idea de dinamizar la lectura de los flujos que se nos presentaron. Nuestra tesis se compromete a ampliar el debate sobre el origen y los flujos dicotómicos de la modernidad, destacando la importancia de los afectos en la comprensión de la vida y sus procesos colectivos en inmanencia. Nuestra investigación nos presentó tanto las adaptaciones de los cuerpos a las formas institucionales estratificadas como las dinámicas corporales que pueden comprender los efectos y las causas afectivo-intelectivas para pensar en aprender a través de los caminos de la libertad. |
Palavras-chave: | Educação Ensino profissional Afeto (Psicologia) Aprendizagem ativa Pedagogia crítica Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Educação profissional Aprendizado Formação integrada Professional education Affections Learning Integrated education Federal institutes Educación profesional Afectos Aprendizaje Educación integrada Institutos federales |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LIMA, Claudia de Medeiros. A vida em dança: um ensaio filosófico-educacional sobre o aprender com afetos. 2024. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20218 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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