Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20222
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Ellen Cristina Moreira-
dc.date.accessioned2024-10-03T18:48:10Z-
dc.date.available2024-10-03T18:48:10Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Ellen Cristina Moreira. Amor e Guerra: a representação fotográfica do espaço bélico nas imagens de Lynsey Addario. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20222-
dc.description.abstractThe presence, participation and recognition of women in the war camp have grown, because of their trajectories and productions are, still, little discussed as to their importance in the documentation of the history of war photographs. The general objective of this dissertation is to analyze war photographs taken by women photojournalists within the war space, in order to understand how gender questions manifest themselves in this space. It is justified by reason of how war is considered a masculine environment, with photography being able to reinforce this convention, many times photographers are made invisible or their productions are little analyzed. The specific objectives consist of: recounting the history of war photography, from a gender perspective; parents understand that the feminine gender is possui in traditionally masculinized spaces; to present photographers who are inserted in the war space; to explain what characterizes the war space and its relationship with everyday life and to investigate its photographic productions. The theoretical foundation has studies on gender (BUONANNO) and photography (SONTAG), applied to war, with concepts on the war space (BUTLER; HIIK) and everyday life (BECK). The corpus of the research part of the documentary and photographic analysis of the images of the photojournalist Lynsey Addario, present in the photobook Of Love & War (2018). Through research, it was possible to understand how the photographer's war photographs are produced and what they reveal about the war space and everyday life in war.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFotografia de guerrapor
dc.subjectFotojornalismopor
dc.subjectFotografia documentáriapor
dc.subjectFotógrafaspor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectGuerrapor
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectWareng
dc.titleAmor e Guerra: a representação fotográfica do espaço bélico nas imagens de Lynsey Addariopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Greice-
dc.description.resumoA presença, a participação e o reconhecimento de mulheres no campo bélico têm crescido, porém suas trajetórias e produções são, ainda, pouco discutidas quanto a sua importância na documentação da história das fotografias de guerra. Esta dissertação tem por objetivo geral analisar fotografias de guerra feitas por mulheres fotojornalistas dentro do espaço bélico, a fim de compreender como questões de gênero se manifestam neste espaço. É justificada pelo fato de como a guerra é considerada um ambiente masculino, com a fotografia podendo reforçar essa convenção, fotógrafas muitas vezes são invisibilizadas ou têm suas produções pouco analisadas. Os objetivos específicos consistem em: relatar a história da fotografia de guerra, por uma perspectiva de gênero; entender os papéis que o gênero feminino possui em espaços tradicionalmente masculinizados; apresentar fotógrafas que estão inseridas no espaço bélico; explanar o que caracteriza o espaço bélico e sua relação com o cotidiano e investigar as suas produções fotográficas. A fundamentação teórica conta com estudos sobre o gênero (BUONANNO) e a fotografia (SONTAG), aplicados na guerra, com conceitos sobre o espaço bélico (BUTLER; HIIK) e o cotidiano (BECK). O corpus da pesquisa parte da análise documental e fotográfica das imagens da fotojornalista Lynsey Addario, presentes no fotolivro Of Love & War (2018). Com a investigação, foi possível entender como as fotografias de guerra da fotógrafa são produzidas e o que revelam sobre o espaço bélico e a vida cotidiana na guerra.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ELLEN_CRISTINA_MOREIRA_SANTOS.pdf3,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.