Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20237
Tipo de Documento: Dissertação
Título: As políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe: o acesso e a permanência dos excluídos do sistema (2005-2022)
Autor(es): Guimarães, Maykon Paulo da Silva
Data do documento: 29-Ago-2024
Orientador: Domingues, Petrônio José
Resumo: Por meio deste trabalho, proponho, em largos traços, um debate de como as ações afirmativas – mais precisamente as cotas raciais – viraram palco de disputas e questionamentos que ultrapassam o espaço acadêmico. Dessa forma, o texto apresenta uma abordagem sobre a efetivação do Programa de Ações Afirmativas (PAAF) dentro da Universidade Federal de Sergipe, enfatizando o sistema de cotas raciais: o acesso e a permanência desses alunos cotistas. O texto constrói uma linha histórico-social no que diz respeito ao tema para contextualizar e melhor esclarecer o PAAF/UFS, seus métodos e como o programa foi elaborado para se adequar às condições e às necessidades da instituição e da população sergipana. Através da pesquisa, nota-se que o PAAF/UFS foi alvo de questionamentos internos, por intermédio de professores e alguns departamentos da própria instituição, e externos, por meio das escolas particulares e seus representantes. Não obstante, a pesquisa discorre sobre a importância dos movimentos sociais durante o processo de implantação das políticas de ações afirmativas, a nível de Brasil, e como esse processo se refletiu nas universidades. Por último, também se analisa o debate em torno da banca de heteroidentificação, utilizando como objeto de investigação as ações judiciais impetradas por alunos da Universidade Federal de Sergipe com foco nos motivos e nos questionamentos em torno da comissão julgadora. Como resultado, identifica-se que as fraudes no sistema de cotas étnico-raciais acontecem de forma consciente e inconsciente e que estão intimamente ligadas a termos como autodeclaração e heteroidentificação. Recorrendo à leitura e ao exame de fontes, como jornais, revisão bibliográfica e entrevistas, compreende-se a importância do presente estudo para entender as políticas de ações afirmativas e as querelas que permeiam esse tema.
Abstract: Through this work, I propose, in broad terms, a debate on how affirmative actions – more precisely racial quotas – have become a stage for disputes and questions that go beyond the academic space. Thus, the text presents an approach on the implementation of the Affirmative Action Program (PAAF) within the Federal University of Sergipe, emphasizing the racial quota system: the access and permanence of these quota students. The text builds a historical-social line regarding the theme to contextualize and better clarify the PAAF/UFS, its methods and how the program was designed to adapt to the conditions and needs of the institution and the population of Sergipe. Through the research, it is noted that the PAAF/UFS was the target of internal questions, through professors and some departments of the institution itself, and external questions, through private schools and their representatives. Nevertheless, the research discusses the importance of social movements during the process of implementing affirmative action policies, at the Brazilian level, and how this process was reflected in universities. Finally, the debate surrounding the heteroidentification panel is also analyzed, using as an object of investigation the legal actions filed by students at the Federal University of Sergipe, focusing on the reasons and questions surrounding the judging panel. As a result, it is identified that fraud in the ethnic-racial quota system occurs consciously and unconsciously and that it is closely linked to terms such as self-declaration and heteroidentification. By reading and examining sources such as newspapers, bibliographical reviews and interviews, we understand the importance of this study to understand affirmative action policies and the disputes that arise.
Palavras-chave: Programa de Ações Afirmativas (PAAF/UFS)
Ações afirmativas
Banca de heteroidentificação
Programas de ação afirmativa na educação
Pessoas - Identificação
Racismo
Negros
Educação
Affirmative actions
Heteroidentification bank
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em História
Citação: GUIMARÃES, Maykon Paulo da Silva. As políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe: o acesso e a permanência dos excluídos do sistema (2005-2022). 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20237
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYKON_PAULO_SILVA_GUIMARAES.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.