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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Maria Adenilza de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T17:37:59Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T17:37:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | Melo, Maria Adenilza de. Leitura e inclusão social da pessoa idosa : desafios e perspectivas. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20258 | - |
dc.description.abstract | The study described had as its central objective to investigate the positive impacts of reading on social life, restoring self-esteem and civic awareness among elderly people. Initially, an analysis of this population was carried out in terms of age group, followed by a qualitative assessment of the effects of reading, such as improving social interaction and increasing concentration. Using a bibliographical approach, of a qualitative exploratory nature; This study was based on bibliographic and descriptive research. By adopting this approach, the study can offer insights into the benefits of reading in the lives of people aged 60 and over, not only in terms of cognitive development, but also in relation to their emotional well-being, their participation in society and their sense of belonging and contribution as active citizens. Reading can be a powerful therapeutic tool, capable of promoting emotional well-being, stimulating reflection and providing understanding for the process of self-knowledge and personal growth. Suggesting further studies on the contributions of reading in various areas, including therapy, is an important and promising initiative. With more detailed investigation, it is possible to further explore the effects of reading in different contexts and populations, identifying new therapeutic applications and developing more effective interventions. By expanding understanding of the contributions of reading, we can better harness its potential to promote well-being and personal development in diverse contexts, thus contributing to a more inclusive, participatory, healthy and resilient society. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Bem estar | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Pessoa idosa | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Well-being | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Elderly | eng |
dc.subject | Documentação | por |
dc.title | Leitura e inclusão social da pessoa idosa : desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Telma de | - |
dc.description.resumo | O estudo descrito teve como objetivo central investigar os impactos positivos da prática da leitura no convívio social, resgate da autoestima e conscientização cidadã entre pessoas idosas. Inicialmente, foi realizada uma análise dessa população em termos de faixa etária, seguida por uma avaliação qualitativa dos efeitos da leitura, como aprimoramento da interação social e aumento da concentração. Utilizando uma abordagem bibliográfica, de natureza exploratória qualitativa, esse estudo se baseou em pesquisas bibliográficas e descritivas. Ao adotar essa abordagem, o estudo pode oferecer percepções sobre os benefícios da leitura na vida das pessoas na faixa etária a partir dos 60 anos, não apenas em termos de desenvolvimento cognitivo, mas também em relação ao seu bem-estar emocional, sua participação na sociedade e seu sentido de pertencimento e contribuição como cidadãos ativos. A leitura pode ser uma ferramenta terapêutica poderosa, capaz de promover o bem-estar emocional, estimular a reflexão e fornecer compreensão para o processo de autoconhecimento e crescimento pessoal. Sugere estudos mais aprofundados sobre as contribuições da leitura em diversas áreas, incluindo da terapêutica, é uma iniciativa importante e promissora. Com uma investigação mais detalhada, é possível explorar ainda mais os efeitos da leitura em diferentes contextos e populações, identificando novas aplicações terapêuticas e desenvolvendo intervenções mais eficazes. Ao expandir a compreensão sobre as contribuições da leitura, podemos aproveitar melhor seu potencial para promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal em diversos contextos, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva, participativa, saudável e resiliente. | pt_BR |
dc.publisher.department | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria_Adenilza_Melo.pdf | 633,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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