Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Wendson de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T13:55:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T13:55:10Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Wendson de Oliveira. Análise da produção do conhecimento sobre o tema Parkour no “IBICT OASIS BR”. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20316 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Parkour | por |
dc.subject | Produção de conhecimento | por |
dc.subject | Revisão de literatura | por |
dc.subject | Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASIS) | por |
dc.subject | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) | por |
dc.title | Análise da produção do conhecimento sorbe o tema Parkour no “IBICT OASIS BR” | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zoboli, Fabio | - |
dc.description.resumo | O Parkour pode fazer parte dos conteúdos da Educação Física escolar na medida em que se enquadra na unidade temática Práticas Corporais de Aventura. Deste modo a presente pesquisa de monografia tem como objetivo verificar de que modo o tema “Parkour” vem sendo trabalhado nas produções acadêmicas, tendo como campo empírico o “IBICT OASIS BR – Portal brasileiro de publicações cientificas em acesso aberto”. Tratando-se de uma pesquisa de viés qualitativo abordada sob a ótica de uma pesquisa de revisão de literatura. Para captura da produção científica fizemos uso da ferramenta de busca online no “IBICT OASIS BR – Portal brasileiro de publicações cientificas em acesso aberto” com o termo “PARKOUR” selecionando o critério/filtro “Título” o qual nos levou a um total de 19 trabalhos válidos após a aplicação dos critérios de corte. Os textos analisados foram agrupados em 4 (quatro) categorias para análise sendo elas: “Parkour e Relações Socioculturais”, “Parkour e a Mensuração de Capacidades Físicas”, “Parkour Enquanto Conteúdo de Ensino” e “Outros”. Ao fim, conclui-se que a produção científica sobre o tema é suficiente para construção de um plano didático pedagógico sistematizado sobre a prática em questão, a fim de trabalhá-la enquanto conteúdo na Educação Física escolar. Tendo em vista que apesar do pouco que se tem produzido sobre o Parkour, já há alguns trabalhos que trazem essa sistematização do conteúdo em questão. | pt_BR |
dc.publisher.department | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wendson_Oliveira_Souza.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.