Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20402
Tipo de Documento: Monografia
Título: Comparação da qualidade da superfície usinada da madeira entre duas unidades de beneficiamento
Autor(es): Souza, Victor Vieira Santos
Data do documento: 15-Out-2024
Orientador: Cardoso Junior, Antônio Américo
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo caracterizar a madeira de Nim (Azadirachta indica A. Juss) visando entender as características da madeira. Tendo em vista a baixa presença de trabalhos que abordem as características da madeira do Nim, uma árvore pertencente a família das Meliaceae, a qual possui espécies famosas no mercado industrial moveleiro, por possuírem características de bom rendimento para indústria. Para isso a caracterização física da própria espécie, analisando densidade, curva de secagem e análise de rugosidade. Diante do objetivo apontado, os trabalhos deram início com o corte raso de duas árvores de Nim no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A análise iniciou-se avaliando a curva de secagem, onde foi montada uma pilha ao lado do Laboratório de Usinagem e Produção de Móveis da Universidade Federal de Sergipe (LUPM/DCF). Selecionando assim uma prancha para ser feita a mensuração da densidade, onde foram utilizados corpos de provas de com dimensões 4 x 3 x 1 cm de comprimento, largura e espessura respectivamente. Após a mensuração dos dados, foi realizado o aplainamento das pranchas em dois locais diferentes, um acontecendo no LUPM/DCF e o outro ocorrendo em uma marcenaria Familiar em um Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável Oxogumlade. A próxima análise foi a rugosidade, que visa avaliar a qualidade da superfície usinada, onde cortou-se as pranchas para caberem na análise do Sunset Laser, onde um feixe de luz laser passa por uma superfície visando ressaltar as imperfeições daquela superfície. Após o Sunset Laser, a análise do rugosímetro avaliou de uma forma mais destrutiva a qualidade da superfície da madeira. Ao acompanhar a secagem observou-se que a madeira em oito semanas a madeira atingiu a umidade de equilíbrio, tendo assim uma secagem rápida. Foi notado em sequência que a densidade apresentou diferença significativa entre as toras, levando a perceber que o Nim possui uma densidade de grau médio, diferentemente do resultado para as contrações que não obtiveram diferença significativa. Já os resultados para qualidade da superfície usinada foi inferido que o Sunset laser em correlação com a análise visual, notou-se que o tratamento feito na marcenaria Familiar obteve melhor resultado de superfície usinada do que o tratamento feito na marcenaria LUPM/DCF, tendo assim a marcenaria familiar um R2 próximo ao valor de 1, enquanto que os resultados encontrados para análise do rugosímetro não apresentaram nenhuma diferença significante. Concluindo-se que o Nim mesmo possuindo uma densidade alta possui uma boa superfície usinada e com uma secagem rápida de oito semanas.
Palavras-chave: Engenharia florestal
Ensino superior (UFS)
Madeira (Nim)
Anatomia da madeira
Recursos florestais
Produção de móveis
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCF - Departamento de Ciências Florestais - São Cristóvão - Presencial
Citação: Souza, Victor Vieira Santos. Comparação da qualidade da superfície usinada da madeira entre duas unidades de beneficiamento. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Engenharia Florestal) – Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20402
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor_Vieira_Santos_Souza.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.