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dc.contributor.authorPereira, Alane Silveira-
dc.date.accessioned2024-11-11T12:07:09Z-
dc.date.available2024-11-11T12:07:09Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationPereira, Alane Silveira. Educação antirracista : possibilidades de cura na proposta de uma pedagogia engajada de Bell Hooks. São Cristóvão, 2022. Monografia (licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20418-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the proposal of bell hooks' engaged pedagogy as a possibility of healing the pain caused by racism. This is a qualitative bibliographical research, and its main analysis was the work of bell hooks entitled "Teaching to transgress". To do so, we proposed to problematize the concept of race; reflect on racism and the sickness processes it causes; get to know the proposal of bell hooks' engaged pedagogy as a possibility of cure; and highlight aspects of an anti-racist education as a possibility of cure in confronting the oppression of race. This research also highlights how the Portuguese invaded Brazil in order to colonize it through enslaving and exterminating the native peoples who lived here, and trafficking and enslaving African peoples in order to extract all of Brazil's natural resources to accumulate capital. The colonization process became updated as coloniality, reediting ways to exploit, inferiorize, and silence black and indigenous people, with special emphasis on racist practices. The results found that bell hooks' engaged pedagogy can contribute to an anti-racist education. For this, it is necessary to involve the faculty, students, and families through theorization, discussion circles about racism in its various aspects, so that it can be more effectively combated in society beyond the school.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectIdentidade racialpor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectBell Hookseng
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectEngaged pedagogyeng
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationseng
dc.subjectSocial movementeng
dc.subjectSegregaçãopor
dc.titleEducação antirracista : possibilidades de cura na proposta de uma pedagogia engajada de Bell Hookspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lucini, Marizete-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou compreender a proposta da pedagogia engajada de bell hooks como possibilidade de cura para as dores causadas pelo racismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliografico, e teve como analise principal a obra de bell hooks intitulada Ensinando a transgredir: a educacao como pratica da liberdade. Para tanto, nos propusemos a problematizar o co-nceito de raga; retletir sobre o racismo e os processos de adoecimentos que provoca; conhecer a proposta da pedagogia engajada de bell hooks como possibilidade de cura; evidenciar aspectos de was educacao antirracista como possibilidade de cura no enfrentamento a opressao de raca. Ainda é destacado nessa pesquisa sobre como se deu a invasao dos portugueses no Brasil, corn intuito de colonizar atraves da escravizacao e exterminio dos povos nativos que aqui habitavam e o trifle° e escravizacao dos povos africanos, corn intuit() de extrair todos os recursos naturais do Brasil para adimulo de capital. 0 processo colonizador se atualizou como colonialidade, reeditando formas de explorar, inferiorizar c silenciar negros e indigenas, corn especial enfase em praticas racistas. Os resultados encontrados foram que a pedagogia engajada de bell hooks pode contribuir para uma educacao antirracista. Para isso, a necess6rio o envolvimento do corpo docente, alunos e familiares, atraves da teorizacao, rodas de diseussOes a respei to do racismo em seus diversos aspectos, para que ele possa ser mais efetivamente combatido na sociedade para akin da escola.pt_BR
dc.publisher.departmentDED - Departamento de Educação – Pedagogia - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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