Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Débora Lorrane Xavier dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T13:49:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T13:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Débora Lorrane Xavier dos. Literatura infantil e a construção identitária das crianças : por uma educação literária antirracista e representativa. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20420 | - |
dc.description.abstract | Children's literature is able to lead the student to live and relive emotions, to fantasize, imagine, create, to know other cultures and experiences. This monograph had as general objective: To analyze narrative aspects of a set of children's literature books that stand out diversity in the identity construction of young children. The specific objectives being: To conceptualize “writings” in the context of school practices; explore important aspects of children's literature in childhood; highlight the importance of books and topics focused on ethnic-racial relations. The main question deals with: What is the importance of children's literature for the construction of children's identity? For this, seven books of children's literature were selected: "Meu crespo é de Rainha" by bell hooks (2018), "Meninas negras" (2010) and "Koumba e o tambor diambê" by Madu Costa (2009), "Que cor is my color? by Martha Rodrigues (2005), “Beautiful Girl with the Ribbon Bow” by Ana Maria Machado (2009), “Amoras” by Emicida (2018), “As Braids of Bintou” by Sylviane Anna Diouf, (2004), which address this themes and analyzes were carried out, seeking to identify how they portray the culture, identity, diversity and characters. In addition, bibliographic research was carried out to support the discussions with highlights for authors who dedicated themselves to studying childhood, children's literature, black characters. It was verified from the readings, records, analyzes of works and concepts of the authors that children's literature plays a necessary role in the formation of children's identity. Through books they can recognize themselves and feel felt. However, it is not the only solution to problems of representation and racial identification. Thus, it is necessary that educational practices are anti-racist in every sense based on respect, where the child is seen, valued and loved in his individuality. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Identidade racial | por |
dc.subject | Antirracismo | por |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Children's literature | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relationship | eng |
dc.subject | Negros na literatura | por |
dc.title | Literatura infantil e a construção identitária das crianças : por uma educação literária antirracista e representativa | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Roselusia Teresa de Morais | - |
dc.description.resumo | A literatura infantil é capaz de levar o aluno a viver e reviver emoções, a fantasiar, imaginar, criar, conhecer outras culturas e vivências. A presente monografia teve como objetivo geral: Analisar aspectos narrativos de um conjunto de livros de literatura infantil que destacam a diversidade na construção identitária das crianças pequenas. Sendo os objetivos específicos: Conceituar “escrevivências” no contexto das práticas escolares; explorar aspectos importantes sobre a literatura infantil na infância; destacar a importância de livros e temas voltados à compressão das relações étnico-raciais. O principal questionamento versa sobre: Qual a importância da literatura infantil para a construção identitária das crianças? Para isso, foram selecionados sete livros de literatura infantil: “Meu crespo é de rainha” de bell hooks (2018), “Meninas negras” (2010) e “Koumba e o tambor diambê” de Madu Costa (2009), “Que cor é a minha cor?” de Martha Rodrigues (2005), “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado (2009), “Amoras” de Emicida (2018), “As tranças de Bintou” de Sylviane Anna Diouf, (2004), que abordam essa temática e foram feitas análises, buscando identificar como elas retratam a cultura, identidade, diversidade e os personagens. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas para embasar as discussões com destaques para autores que têm se dedicado a estudar sobre infâncias, literatura infantil, personagens negros. Foi constatado a partir das leituras, fichamentos, análises de obras e conceitos dos autores que a literatura infantil desempenha um papel necessário na formação identitária das crianças. Através dos livros elas podem se reconhecer e se sentir representadas. No entanto, ela não é a única solução para os problemas de representatividade e discriminação racial. Assim, faz-se necessário, que as práticas educativas sejam antirracistas em todos os sentidos pautada no respeito, onde a criança seja vista, valorizada e amada em sua individualidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | DED - Departamento de Educação – Pedagogia - São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Debora_Lorrane_Xavier_Santos.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.