Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Edimário Florêncio dos-
dc.date.accessioned2024-11-29T14:10:47Z-
dc.date.available2024-11-29T14:10:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Edimário Florêncio dos. Avaliação do estigma frente aos transtornos mentais nos acadêmicos de medicina. 2017. 66f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20574-
dc.description.abstractOBJECTIVE: To investigate stigma to mental disorders (TM) in medical students in relation with psychiatry, gender, contact with mental disorder patient and who this contact was. METHODS: A longitudinal descriptive-analytical study was carried out using questionnaires, in 89 medical students from UFS, Aracaju campus, before and after studying psychiatry. Data were analyzed by SPSS version 21.0, considered statistically significant when p <0.05. RESULTS: After attending psychiatry, students presented a significant increase in "help" and a decrease in "dangerousness", "fear" and "avoidance". The female gender showed greater "pain" and the masculine, greater "help" and smaller "dangerousness" and "fear". As for the contact, the "help" was greater in those who had contact and when the TM carrier was a "friend or relative", the dimension "help" was greater than when it was "other.". CONCLUSIONS: Stigma varied according to gender and decreased after attending psychiatry, with the contact and familiarity with TM. These data point to the importance of the discipline of psychiatry in the medical curriculum, contact and familiarity with TM for the reduction of stigmas.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstigmapor
dc.subjectTranstornos mentaispor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectStigmaeng
dc.subjectMental disorderseng
dc.subjectMedical educationeng
dc.titleAvaliação do estigma frente aos transtornos mentais nos acadêmicos de medicinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Helena Pinho de-
dc.description.resumoOBJETIVO: Investigar o estigma face aos transtornos mentais (TM) nos acadêmicos de medicina, influência da Psiquiatria, do gênero, do contato e quem foi esse contato com o portador de TM. MÉTODO: Estudo longitudinal, descritivo-analítico, por meio de questionários, em 89 estudantes de medicina da UFS, campus Aracaju, antes e após cursarem a disciplina Psiquiatria. Os dados foram analisados pelo SPSS versão 21.0, considerados estatisticamente significativos quando p< 0,05. RESULTADOS: Após cursarem Psiquiatria, os alunos apresentaram aumento significativo da “ajuda” e diminuição da “periculosidade”, “medo” e “evitamento”. O gênero feminino demonstrou maior “pena”, já o masculino, maior “ajuda” e menores “periculosidade” e “medo”. Quanto ao contato, a “ajuda” foi maior em quem teve e quando o portador de TM era um “familiar ou amigo”, a dimensão “ajuda” foi maior do que quando foi “outro”. CONCLUSÕES: O estigma variou de acordo com o gênero e reduziu após cursarem Psiquiatria, com o contato e familiaridade com os portadores de TM. Tais dados apontam para a importância da disciplina de psiquiatria no currículo médico, contato e familiaridade para a redução do estigma.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Edimario_Florencio_dos_Santos.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.