Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20621
Tipo de Documento: Monografia
Título: Experiências urbanas na infância: uma análise comparativa do uso de praças no contexto do direito à cidade
Autor(es): Abud, Maria Victoria Amado
Data do documento: 28-Out-2024
Orientador: Silva, César Henriques Matos e
Resumo: O presente trabalho busca compreender o papel das crianças no espaço público urbano, destacando a diminuição do espaço destinado a elas devido à urbanização, o aumento do tráfego e a violência. O trabalho examina como essa limitação afeta o desenvolvimento infantil, considerando a importância da inclusão na urbanização que reconheça as crianças como participantes ativos na vida urbana. Nesse sentido, é analisado o envolvimento das crianças na cidade e nas praças em Aracaju. A inclusão das crianças no planejamento urbano é essencial para criar cidades mais democráticas e solidárias, alinhando-se com os direitos das crianças a um ambiente seguro e estimulante, conforme estabelecido por convenções e estatutos internacionais e nacionais. O estudo reflete a maior conscientização sobre a importância do direito à cidade para as crianças e a adoção de práticas urbanas centradas no exercício da cidadania na infância.
Abstract: The present research seeks to understand the role of children in urban public spaces, highlighting the reduction of areas designated for them due to urbanization, increased traffic, and violence. The study examines how these limitations affect child development, considering the importance of urbanization that includes children as active participants in urban life. In this context, the involvement of children in the city and public squares in Aracaju is analyzed. Thus, the inclusion of children in urban planning is essential to creating more democratic and supportive cities, aligning with children's rights to a safe and stimulating environment, as established by international and national conventions and statutes. The study reflects a growing awareness of the importance of the right to the city for children and the adoption of urban practices centered on the exercise of citizenship during childhood.
Palavras-chave: Arquitetura
Espaços públicos
Praças
Infãncia
Childhood
Public Square
Urban Experience
Right to the City
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: ABUD, Maria Victoria Amado. Experiências urbanas na infância: uma análise comparativa do uso de praças no contexto do direito à cidade. 2024. 191 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20621
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Victoria_Amado_Abud.pdf13,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.