Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20623
Tipo de Documento: Monografia
Título : Diretrizes para implantação de infraestrutura verde-azul: parque das catadoras de mangaba, Aracaju/SE
Autor : Santos, Marcela Teles
Fecha de publicación : 29-oct-2024
Director(a): Kohler, Raquel
Resumen: O trabalho buscou analisar uma área de restinga (Mata Atlântica) e o cultivo extrativista de mangaba no Bairro 17 de Março, na cidade de Aracaju-SE. Além de restinga, a área possui corpos hídricos naturais e é historicamente utilizada por famílias tradicionais de catadores de mangaba, em seu entorno existem avenidas com extensos canteiros verdes subutilizados. O objetivo deste trabalho foi propor melhoria do espaço urbano a partir de diretrizes de infraestrutura verde-azul atrelada a arquitetura da paisagem sustentável, por meio de pesquisas bibliográficas, mapeamentos, leis, afim de gerar diretrizes gerais e mapas ilustrativos com as propostas. Foi possível fomentar um esboço para um parque sob regime de reserva de desenvolvimento sustentável buscando a implementação de áreas de lazer públicas, áreas de eventos e áreas privativas para a continuidade do extrativismo da fruta pela Comunidade. Dessa maneira, busca-se a preservação da Mata Atlântica, da cultura da Mangaba e o desenvolvimento da conscientização ambiental, fomentando pesquisas científicas e interação socioambiental.
Palabras clave : Arquitetura
Espaços públicos
Reservas florestais
Cultivo
Mangaba
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citación : SANTOS, Marcela Teles. Diretrizes para implantação de infraestrutura verde-azul: parque das catadoras de mangaba, Aracaju/SE. 2024. 97 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20623
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marcela_Teles_Santos.pdf106,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.