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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20624
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Ensino de dança para crianças autistas sob a perspectiva de uma professora autista: uma abordagem fenomenológica |
Autor(es): | Costa, Sâmea Mirele Oliveira |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Orientador: | Tavares, Jussara da Silva Rosa |
Coorientador: | Machado, Lavínia Teixeira de Aguiar |
Resumo: | Este relato de experiência busca explorar nuances específicas da prática docente de uma formanda autista em Licenciatura em Dança, durante um Programa Extensionista de Ensino de Dança para crianças autistas. Com uma abordagem qualitativa e fenomenológica, o estudo investiga os processos de adaptação mútua, a criação de vínculos afetivos e as adaptações pedagógicas necessárias durante as aulas de Dança. Os resultados indicam que a construção de vínculos afetivos é fundamental para o engajamento das crianças autistas e que estratégias de adaptação sensorial e emocional, como o uso de músicas familiares e ambientes controlados, promovem a inclusão. Além disso, a inserção de professores autistas requer ajustes no ambiente de trabalho para minimizar a sobrecarga sensorial. O estudo reforça a importância de um ensino flexível e de práticas pedagógicas adaptadas para promover a inclusão no ensino da Dança, valorizando a diversidade e o potencial criativo de alunos e professores neurodiversos. |
Abstract: | This study reports specific nuances of the teaching practice of an autistic Dance undergraduate student in an Extension Dance Teaching Program for autistic children. Using a qualitative, phenomenological approach, the study investigates the processes of mutual adaptation, the creation of affective bonds, and the necessary pedagogical adjustments during the dance classes. The results indicate that building affective bonds is essential for the engagement of autistic children in dance classes, and that sensory and emotional adaptations, such as the use of familiar music and controlled environments, promote inclusion. Furthermore, the inclusion of autistic teachers requires adjustments in the work environment to minimize sensory overload. The study highlights the importance of flexible teaching and adapted pedagogical practices to promote inclusion in dance education, valuing the diversity and creative potential of neurodiverse students and teachers. |
Palavras-chave: | Dança Estudo Ensino Autismo Educação inclusiva Transtornos do espectro autista Dance Inclusive education Autism spectrum disorder Autistic teachers |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial |
Citação: | COSTA, Sâmea Mirele Oliveira. Ensino de dança para crianças autistas sob a perspectiva de uma professora autista: uma abordagem fenomenológica. 2024. 30 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20624 |
Aparece nas coleções: | Dança |
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