Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maycol Douglas Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T18:45:24Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T18:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maycol Douglas Lima da. "Minha casa é um quilombo" e o terno de Moçambique é o meu batalhão. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20658 | - |
dc.description.abstract | In this essay, I tried to characterize and analyze the Mozambique’s Quilombo do Terno Zumbi dos Palmares from my own experience as a member, and my body as a black man. The Congadas’ apprentices, who declare themselves in many nations, especially in Mozambiques, characterize as Afro-Bantas’ traditions heirs in the Brazilian diaspora. The Mozambique’s manifestation, successively, as an afro-religious expression of Banta origin, present itself in a dance form of the characteristics elements also in a philosophy of life inside Congadas celebrations’ circles. When talking about the studied community it was possible to observe strategies weft afro-centered, those that objectify the maintenance, the invention and the reinvention of a “diasporic” cosmos-perception, that can be exemplified in the Quilombeiros, community’s own entities, just as the way which the members bond with each other and the sacred. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Negros na cultura popular | por |
dc.subject | Afrocentrismo | por |
dc.subject | Quilombos | por |
dc.subject | Congadas | por |
dc.subject | Danças folclóricas (Moçambique) | por |
dc.subject | Afrocentricidade | por |
dc.subject | Terno de Moçambique | por |
dc.subject | Popular Cultures | eng |
dc.subject | Afrocentricity | eng |
dc.subject | Mozambique suit | eng |
dc.title | "Minha casa é um quilombo" e o terno de Moçambique é o meu batalhão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Denio Santos | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação busquei caracterizar e analisar o Quilombo do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares, a partir da minha experiência enquanto membro, e do meu corpo enquanto negro. Os praticantes das Congadas, que se apresentam em várias nações, e em especial nos Moçambiques, se caracterizam como herdeiros das tradições afro-bantas na diáspora brasileira. A manifestação do Moçambique, por sua vez, enquanto expressão afroreligiosa, se apresenta em forma de dança, de elementos característicos e também na forma de uma filosofia de vida dentro dos círculos das celebrações das Congadas. No que se refere à comunidade estudada, foi possível observar uma trama de estratégias afrocentradas que objetivam a manutenção, a invenção e reinvenção de uma cosmopercepção diaspórica, que pode ser exemplificada nos Quilombeiros, entidades próprias da comunidade, assim como na forma com a qual os membros se relacionam entre si e com o sagrado. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristovão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYCOL_DOUGLAS_LIMA_SILVA.pdf | 5,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.