Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maycol Douglas Lima da-
dc.date.accessioned2024-12-06T18:45:24Z-
dc.date.available2024-12-06T18:45:24Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Maycol Douglas Lima da. "Minha casa é um quilombo" e o terno de Moçambique é o meu batalhão. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20658-
dc.description.abstractIn this essay, I tried to characterize and analyze the Mozambique’s Quilombo do Terno Zumbi dos Palmares from my own experience as a member, and my body as a black man. The Congadas’ apprentices, who declare themselves in many nations, especially in Mozambiques, characterize as Afro-Bantas’ traditions heirs in the Brazilian diaspora. The Mozambique’s manifestation, successively, as an afro-religious expression of Banta origin, present itself in a dance form of the characteristics elements also in a philosophy of life inside Congadas celebrations’ circles. When talking about the studied community it was possible to observe strategies weft afro-centered, those that objectify the maintenance, the invention and the reinvention of a “diasporic” cosmos-perception, that can be exemplified in the Quilombeiros, community’s own entities, just as the way which the members bond with each other and the sacred.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectNegros na cultura popularpor
dc.subjectAfrocentrismopor
dc.subjectQuilombospor
dc.subjectCongadaspor
dc.subjectDanças folclóricas (Moçambique)por
dc.subjectAfrocentricidadepor
dc.subjectTerno de Moçambiquepor
dc.subjectPopular Cultureseng
dc.subjectAfrocentricityeng
dc.subjectMozambique suiteng
dc.title"Minha casa é um quilombo" e o terno de Moçambique é o meu batalhãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Denio Santos-
dc.description.resumoNesta dissertação busquei caracterizar e analisar o Quilombo do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares, a partir da minha experiência enquanto membro, e do meu corpo enquanto negro. Os praticantes das Congadas, que se apresentam em várias nações, e em especial nos Moçambiques, se caracterizam como herdeiros das tradições afro-bantas na diáspora brasileira. A manifestação do Moçambique, por sua vez, enquanto expressão afroreligiosa, se apresenta em forma de dança, de elementos característicos e também na forma de uma filosofia de vida dentro dos círculos das celebrações das Congadas. No que se refere à comunidade estudada, foi possível observar uma trama de estratégias afrocentradas que objetivam a manutenção, a invenção e reinvenção de uma cosmopercepção diaspórica, que pode ser exemplificada nos Quilombeiros, entidades próprias da comunidade, assim como na forma com a qual os membros se relacionam entre si e com o sagrado.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristovãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Culturas Populares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYCOL_DOUGLAS_LIMA_SILVA.pdf5,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.