Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20658
Tipo de Documento: Dissertação
Título: "Minha casa é um quilombo" e o terno de Moçambique é o meu batalhão
Autor(es): Silva, Maycol Douglas Lima da
Data do documento: 13-Set-2021
Orientador: Azevedo, Denio Santos
Resumo: Nesta dissertação busquei caracterizar e analisar o Quilombo do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares, a partir da minha experiência enquanto membro, e do meu corpo enquanto negro. Os praticantes das Congadas, que se apresentam em várias nações, e em especial nos Moçambiques, se caracterizam como herdeiros das tradições afro-bantas na diáspora brasileira. A manifestação do Moçambique, por sua vez, enquanto expressão afroreligiosa, se apresenta em forma de dança, de elementos característicos e também na forma de uma filosofia de vida dentro dos círculos das celebrações das Congadas. No que se refere à comunidade estudada, foi possível observar uma trama de estratégias afrocentradas que objetivam a manutenção, a invenção e reinvenção de uma cosmopercepção diaspórica, que pode ser exemplificada nos Quilombeiros, entidades próprias da comunidade, assim como na forma com a qual os membros se relacionam entre si e com o sagrado.
Abstract: In this essay, I tried to characterize and analyze the Mozambique’s Quilombo do Terno Zumbi dos Palmares from my own experience as a member, and my body as a black man. The Congadas’ apprentices, who declare themselves in many nations, especially in Mozambiques, characterize as Afro-Bantas’ traditions heirs in the Brazilian diaspora. The Mozambique’s manifestation, successively, as an afro-religious expression of Banta origin, present itself in a dance form of the characteristics elements also in a philosophy of life inside Congadas celebrations’ circles. When talking about the studied community it was possible to observe strategies weft afro-centered, those that objectify the maintenance, the invention and the reinvention of a “diasporic” cosmos-perception, that can be exemplified in the Quilombeiros, community’s own entities, just as the way which the members bond with each other and the sacred.
Palavras-chave: Cultura popular
Negros na cultura popular
Afrocentrismo
Quilombos
Congadas
Danças folclóricas (Moçambique)
Afrocentricidade
Terno de Moçambique
Popular Cultures
Afrocentricity
Mozambique suit
área CNPQ: OUTROS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares
Citação: SILVA, Maycol Douglas Lima da. "Minha casa é um quilombo" e o terno de Moçambique é o meu batalhão. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20658
Aparece nas coleções:Mestrado em Culturas Populares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYCOL_DOUGLAS_LIMA_SILVA.pdf5,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.