Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20668
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Retextualização de super-heróis : do conto ao podcast |
Autor(es): | Costa, Cícera Souza |
Data do documento: | 2024 |
Orientador: | Ramalho, Christina Bielinski |
Resumo: | Desejamos que este instrumento pedagógico possa subsidiá-lo na práxis como professor de Língua Portuguesa. Antes de apresentarmos as atividades propostas neste Caderno, compartilharemos algumas informações que serviram de embasamento para a construção deste material. Inicialmente, este caderno foi elaborado a partir da base teórica estudada no Mestrado profissional em Letras – PROFLETRAS, que aguçou o interesse e necessidade de propiciar novas metodologias de ensino, baseada no uso de diversos gêneros textuais. Vale destacar que este material contém atividades de leitura, interpretação e retextualização com o fim de melhorar a competência leitora dos alunos. Estas atividades foram aplicadas em uma turma de 8º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do município de Carira. No entanto, embora aplicadas com educandos do ensino fundamental II, não há empecilho que sejam adaptadas e se tornem eficazes em outras séries e níveis da educação básica. O presente material consiste em um conjunto de estratégias e atividades de leitura, que podem ser utilizados de acordo com a necessidade da aprendizagem dos alunos. Apresentaremos de forma detalhada a proposta de sequência didática que será trabalhada com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, com o objetivo de desenvolver a prática leitora por meio da retextualização: do conto ao podcast, centrada no protagonismo juvenil, para que sirva de mecanismo que efetive a produção oral e escrita em Língua Portuguesa. Ademais, esta sequência didática se baseia em Schneuwly e Dolz (2004), identificando-se, portanto, como uma proposta que enfatiza o texto em funcionamento, em seu contexto de produção. Para Schneuwly e Dolz (2004, p. 50), [...] o domínio da produção de linguagem, faz-se sobre os gêneros, quer se queira ou não. Eles constituem o instrumento de mediação de toda estratégia de ensino e material de trabalho necessário e inesgotável, para o ensino da textualidade. Na produção inicial desta sequência, os alunos identificam e desenvolvem competências que contribuem para a elaboração do modelo de gênero. Os módulos nesta estrutura didática servem para que os alunos ultrapassem as dificuldades na produção inicial. A sequência consiste ainda de atividade de compreensão e interpretação do gênero estudado, bem como de relatos de leitura (escrito), trocas compartilhadas de leitura, atividades de retextualização dos gêneros e revisão da elaboração. A sequência termina com a produção de um texto em podcast. A aplicação da proposta compreende novas metodologias de leitura e o uso variados de gêneros textuais, sob a abordagem de estratégias de leitura em Solé (1998) e retextualização de Marcuschi (2018). Trabalha-se aqui gradualmente contos, multimodais (HQs e outros) e Histórias de Marvel com atividades de retextualização para obter como resultado o Podcast de um conto autoral de Super-herói, pois as estratégias de leitura são ferramentas que contribuem para tornar o educando num leitor proficiente, e ainda lhe permitem compreender e interpretar os textos lidos de forma autônoma. O material visa demonstrar que a compreensão de etapas de retextualização e estratégias de leitura com diversos gêneros textuais dinamiza a práxis pedagógica, e desenvolve a competência leitora do aluno, ressignificando a interação entre texto-leitura-escrita. |
Palavras-chave: | Contos Leitura Podcast Retextualização |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20668 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CICERA_SOUZA_COSTA-Cadernopedagogico.pdf | 12,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.