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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20718
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Atracados com Xibança: a Chegança e sua performatividade em Divina Pastora-SE |
Autor(es): | Santos, Bruno Dias dos |
Data do documento: | 10-Abr-2024 |
Orientador: | Gomes, Micael Carmo Côrtes |
Resumo: | O presente trabalho surge a partir do contexto da história da Chegançanomunicípio de Divina Pastora, e pressupõe os conceitos: Cultura, ChegançaePerformatividade. Logo, tem como objetivo analisar a performancedaChegança como ocorre no município de Divina Pastora/SE, coma intençãodecompreendê-la a partir das condições e possibilidades dos processos criativose artísticos em sua dimensão e apropriação performática. Temcomofundamentação teórica Dantas (1976), Martins (2003), Schechner (2006), Cascudo (2000), Fávero (1983), entre outros. A opção metodológica partedeum tipo de estudo explicativo de abordagem qualitativa, coma opçãodePesquisa Etnográfica (Angrosino, 2009). Como procedimentos metodológico, focado na “Observação Participante, pesquisa em arquivo e entrevista” realizados. A técnica de análise a ser utilizada terá por base a análisedeconteúdo (BARDIN,2016), ‘Modalidade Temática’, para o tratamento dos dados, particularmente as entrevistas. Pode-se dizer que, no primeiro momento, aChegança e sua performatividade afirma a identidade cultural do povodivina- pastorense, em que a comunidade elege a Chegança como uma das principaisatividades e que significa um mergulhar na cultura local e regional, expressar edifundir seus valores, tradições e incentivo às futuras gerações na manutençãodeste folguedo e da festa que herdaram dos seus antepassados. |
Abstract: | The present work arises from the context of the history of Chegançainthe municipality of Divina Pastora, and presupposes the concepts: Culture, Chegança and Performativity. Therefore, it aims to analyze the performanceof Chegança as it occurs in the municipality of Divina Pastora/SE with the intentionof understanding it based on the conditions and possibilities of creativeandartistic processes in its dimension and performative appropriation. Its theoretical basis is Dantas (1976), Martins (2003), Schechner (2006), Cascudo (2000); Fávero (1983), between others. The methodological option starts fromatypeof explanatory study with a qualitative approach, with the option of EthnographicResearch (Angrosino, 2009). As methodological procedures, focusedon“Participant Observation, Archive Research and Interview” carried out. Theanalysis technique to be used will be based on Content Analysis(BARDIN,2016), ‘Thematic Modality’, for the processing of data, particularlytheinterviews. It can be said that, at first, Chegança and its performativity affirmsthe cultural identity of the Divina-Pastorense people in which the communitychooses Chegança as one of the main activities and which means immersingoneself in local and regional culture, expressing and disseminating their values, traditions and encouragement to future generations in maintaining this funandcelebration that they inherited from their ancestors |
Palavras-chave: | Cultura popular Divina Pastora (SE) Folclore (encenação) Performance (Arte) Chegança Performatividade Performativity Culture |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citação: | SANTOS, Bruno Dias dos. Atracados com Xibança: a Chegança e sua performatividade em Divina Pastora-SE. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20718 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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