Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20738
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Educar em um tempo sem futuro: impasses da governamentalidade frente à crise do capitalismo e o colapso das condutas |
Autor(es): | Carvalho, Lucas de Oliveira |
Data do documento: | 19-Jul-2024 |
Orientador: | Feldens, Dinamara Garcia |
Resumo: | Na perspectiva de fazer um diagnóstico do presente e seguindo os passos da genealogia crítica de Michel Foucault, esta tese tem por objetivo discutir sobre qual lugar estratégico ocupa o projeto educador da modernidade, como dispositivo de governo, no momento de colapso do capitalismo e de crise da governamentalidade (neo)liberal, logo, no momento de colapso e crise do modelo de sociedade civil moderna e das formas de conduzir as condutas. Procuramos abordar como a educação foi um dispositivo de governo central na condução da vida da população e de grande importância e utilidade para a expansão do capitalismo industrial, para a formação e coesão das sociedades modernas; em seguida, discutimos como essa relação se altera com a emergência do neoliberalismo e atualmente ganha contornos corrosivos e destrutivos à medida que avançam sobre a vida das populações os efeitos do colapso do capitalismo estudado por Robert Kurz. Para tal feito, usamos como eixo central o conceito de governamentalidade e as análises em relação ao liberalismo e ao neoliberalismo de Foucault e de pensadores pós-foucaultianos. Compreendendo a complexidade do presente e a necessidade de dar visibilidade aos aspectos negativos e destrutivos que envolvem os estudos sobre a governamentalidade, foi necessária uma aproximação de Foucault e do campo foucaultiano a outros pensadores. Tratou-se, fundamentalmente, de nos aproximarmos dos frankfurtianos da primeira geração, especialmente Theodor Adorno e Max Horkheimer, do pensamento de Robert Kurz, Paulo Arantes e de outros autores que nos ajudaram a construir uma crítica negativa à razão neoliberal e a mostrar os impasses e efeitos destrutivos sobre a educação frente a um tempo de crise e de expectativas decrescentes. |
Abstract: | With a view to making a diagnosis of the present and following in the footsteps of Michel
Foucault's critical genealogy, the aim of this thesis is to discuss the strategic place
occupied by modernity's educational project, as a governmental device, at the moment of
the collapse of capitalism and the crisis of (neo)liberal governmentality, and therefore at
the moment of the collapse and crisis of the model of modern civil society and the ways
of conducting behavior. We try to address how education was a central governmental
device in the conduct of the lives of the population and of great importance and utility for
the expansion of industrial capitalism, for the formation and cohesion of modern
societies; then we discuss how this relationship changes with the emergence of
neoliberalism and currently takes on corrosive and destructive contours as the effects of
the collapse of capitalism studied by Robert Kurz advance on the lives of populations. To
do this, we use as a central axis the concept of governmentality and the analyses of
liberalism and neoliberalism by Foucault and post-Foucauldian thinkers. Understanding
the complexity of the present and the need to give visibility to the negative and destructive
aspects surrounding studies on governmentality, it was necessary to bring Foucault and
the Foucauldian field closer to other thinkers. It was fundamentally a question of
approaching the first-generation Frankfurtians, especially Theodor Adorno and Max
Horkheimer, the thinking of Robert Kurz, Paulo Arantes and other authors who helped us
build a negative critique of neoliberal reason and show the impasses and destructive
effects on education in a time of crisis and declining expectations. Con el fin de hacer un diagnóstico del presente y siguiendo los pasos de la genealogía crítica de Michel Foucault, esta tesis tiene como objetivo analizar el lugar estratégico que ocupa el proyecto educativo de la modernidad como dispositivo gubernamental en el contexto del colapso del capitalismo y la crisis de la gubernamentalidad (neo)liberal, y, por ende, en el colapso y crisis del modelo de sociedad civil moderna y de las formas de conducción de las conductas. Se busca abordar cómo la educación ha sido un dispositivo gubernamental central en la conducción de la vida de la población, desempeñando un papel crucial en la expansión del capitalismo industrial y en la formación y cohesión de las sociedades modernas. Posteriormente, se discute cómo esta relación se transforma con la emergencia del neoliberalismo y cómo, en la actualidad, adquiere contornos corrosivos y destructivos a medida que los efectos del colapso del capitalismo, estudiado por Robert Kurz, impactan cada vez más en la vida de las poblaciones. Para ello, se utiliza como eje central el concepto de gubernamentalidad y los análisis sobre el liberalismo y neoliberalismo de Foucault y de los pensadores posfoucaultianos. Al comprender la complejidad del presente y la necesidad de visibilizar los aspectos negativos y destructivos asociados a los estudios sobre la gubernamentalidad, se hizo necesario aproximar a Foucault y al campo foucaultiano a otros pensadores. En particular, se buscó un acercamiento a los teóricos de la primera generación de la Escuela de Frankfurt, especialmente Theodor Adorno y Max Horkheimer, así como al pensamiento de Robert Kurz, Paulo Arantes y otros autores que han contribuido a la construcción de una crítica negativa a la razón neoliberal, revelando los impasses y efectos destructivos sobre la educación en un tiempo de crisis y expectativas decrecientes. |
Palavras-chave: | Educação Neoliberalismo Capitalismo e educação Responsabilidade governamental Educação e Estado Governamentalidade Diagnóstico do presente Colapso Crise do capitalismo Education Governmentality Diagnosis of the present Neoliberalism Collapse Crisis of capitalism Educación Gubernamentalidad Diagnóstico del presente Crisis del capitalismo |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CARVALHO, Lucas de Oliveira. Educar em um tempo sem futuro: impasses da governamentalidade frente à crise do capitalismo e o colapso das condutas. 2024. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20738 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS_OLIVEIRA_CARVALHO.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.