Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Daniel Teixeira Ziliani-
dc.date.accessioned2024-12-20T17:25:20Z-
dc.date.available2024-12-20T17:25:20Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationLOPES, Daniel Teixeira Ziliani. Empreendedorismo e arranjos alternativos às corporações de mídia como resposta à precarização do trabalho jornalístico: o caso do Acta em Alagoas. 2023. 239 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20741-
dc.description.abstractThe world of work and, consequently, the job market for journalists are facing a moment of crisis marked by precariousness, layoffs and a reduction in the number of job vacancies in the newsrooms of large media companies (Mick; Christofoletti; Lima, 2021; Lima; Mike, 2022). Because of this, many journalists are forced to undertake in order to be able to continue working in their area of training. In this context, alternative arrangements to media corporations have emerged, organized in the form of collectives, associations, small companies and startups (Fígaro, 2018). Faced with this problem, this dissertation investigates whether entrepreneurship and alternative arrangements to media corporations are a response to the precariousness of journalists' work. In addition to the bibliographic review, a case study of Acta, a small journalism company founded by journalists who were fired after participating in the journalists' strike in Alagoas, in 2019, was carried out. Based on documentary research, interviews with Acta members and systematic observations, it is intended to understand the functioning of the company and verify if it offers satisfactory conditions for the exercise of the profession, if it has some degree of innovation in products, processes, commercial and financing strategies (Waltz, 2019) or social innovation (Franciscato, 2010), if it is relevant to its interlocutors and if it is financially viable, necessary conditions, albeit not exhaustive, to overcome the problem of precariousness.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectAlagoaspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectForça de trabalho (efeito das inovações tecnológicas)por
dc.subjectComunicação e trabalhopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectArranjos econômicos alternativospor
dc.subjectActapor
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectCommunication and laboureng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectAlternative economic arrangementseng
dc.titleEmpreendedorismo e arranjos alternativos às corporações de mídia como resposta à precarização do trabalho jornalístico: o caso do Acta em Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Franciscato, Carlos Eduardo-
dc.description.resumoO mundo do trabalho e, consequentemente, o mercado de trabalho dos jornalistas enfrentam um momento de crise marcado por precarização, demissões e redução do número de vagas de emprego nas redações das grandes empresas de mídia (Mick; Christofoletti; Lima, 2021; Lima; Mick, 2022). Por causa disso, muitos jornalistas se veem obrigados a empreender para terem a possibilidade de continuar trabalhando na sua área de formação. Nesse contexto, tem surgido arranjos alternativos às corporações de mídia, organizados sob a forma de coletivos, associações, pequenas empresas e startups (Fígaro, 2018). Diante dessa problemática, esta dissertação investiga se o empreendedorismo e os arranjos alternativos às corporações de mídia são uma resposta para precarização do trabalho dos jornalistas. Além da revisão bibliográfica, foi feito um estudo de caso do Acta, uma pequena empresa de jornalismo fundada por jornalistas que foram demitidos depois de participarem da greve dos jornalistas de Alagoas, em 2019. A partir de pesquisas documentais, entrevistas com os integrantes do Acta e observações sistemáticas, pretende-se entender o funcionamento da empresa e verificar se ela oferece condições satisfatórias para o exercício da profissão, se ela tem algum grau de inovação em produtos, processos, estratégias comerciais e de financiamento (Waltz, 2019) ou inovação social (Franciscato, 2010), se é relevante junto aos seus interlocutores e se é financeiramente viável, condições necessárias, ainda que não exaustivamente, para superar o problema da precarização.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristovãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL_TEIXEIRA_ZILIANI_LOPES.pdf3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.