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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20771
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Processos avaliativos e documentação na educação infantil: experiências narrativas de formação continuada |
Autor(es): | Santana, Brisiane Ribeiro Costa |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Orientador: | Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
Coorientador: | Marchelli, Paulo Sergio |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as implicações da formação continuada envolvida com as formas de produção dos registros de acompanhamento do processo de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Este estudo configura-se como uma pesquisa narrativa, de natureza qualitativa, fundamentada em análise. Esta investigação foi desenvolvida em quatro escolas municipais de educação infantil (EMEI) da rede de ensino de Aracaju/Sergipe. Os sujeitos foram cinco professoras licenciadas em Pedagogia, atuantes nas turmas de educação infantil, participantes de um curso de extensão promovido pela Coordenadoria de Educação Infantil (COEINF), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dispositivos utilizados para a coleta dos dados foram as entrevistas narrativas e a análise dos registros avaliativos das crianças, sendo esse corpus trabalhado à luz da análise narrativa. Os achados das narrativas revelaram que a formação continuada cria possibilidades para a realização de processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvimento infantil e construção da documentação pedagógica voltados à constituição de um ambiente de diálogo e escuta atenta para a promoção de reflexão, ressignificação de práticas e construção de conhecimento. No entanto, deve-se considerar que o reconhecimento de ações para o fortalecimento da cultura do registro das atividades nas instituições escolares, a fim de revelar as vivências e as conquistas das crianças e servirem, posteriormente, de subsídio para a reflexão do professor e interpretação analítica, alguns entraves são percebidos e acabam por dificultar a efetivação de práticas avaliativas com significado. Defende-se que a valorização da educação infantil perpassa por embates sociais para a efetivação dos direitos das crianças, exigindo dos profissionais envolvidos um compromisso ético, moral e social para a garantia de qualidade da educação na primeira infância. Ampliam-se, assim, os desafios para a organização das ações que exigem um movimento colaborativo entre poder público, equipe gestora das instituições escolares, comunidade escolar, professores e familiares. Esse processo contempla uma ação humana complexa, demandando tempo, estudo, debates e reflexão. |
Palavras-chave: | Educação Estudo e ensino Professores (formação) Aprendizagem Estudantes (avaliação) Educação infantil Avaliação Desenvolvimento Formação docente Primeira infância |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTANA, Brisiane Ribeiro Costa. Processos avaliativos e documentação na educação infantil: experiências narrativas de formação continuada. 2023. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20771 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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