Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20797
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Um “templo de luz”: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação |
Título(s) alternativo(s): | A “temple of light”: the Brazilian Negro Front (Frente Negra Brasileira) (1931-1937) and the education question Un “templo de luz”: Frente Negra Brasileña (1931- 1937) y la cuestión de la educación |
Autor(es): | Domingues, Petrônio |
Data do documento: | Dez-2008 |
Resumo: | O artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena. |
Abstract: | The article analyses how the Brazilian Negro Front (1931-1937) - considered the largest and most important black organization to be projected on the national scene after the abolition of slavery - discussed, questioned and dealt with the issue of education. It can be observed that the leaders of that organization had a critical vision of the lack of public policies for the black population and saw education as a strategic tool for the social integration of this segment of the population. In addition to social integration, education would make possible the elimination of prejudice and, ultimately, would ensure the conditions for the exercise of full citizenship. El artículo examina como la Frente Negra Brasileña (1931-1937) - considerada la mayor y la más importante organización negra que se ha proyectado en el escenario nacional después de la abolición de la esclavitud - discutió, problematizó y trató la cuestión de la educación. Se comprueba como las lideranzas de esa organización tenían una visión crítica en relación a la falta de políticas públicas destinadas a la populación negra y concebían la educación como una herramienta estratégica para la inserción de ese segmento popular a la sociedad. Además de la integración social, la educación posibilitaría la eliminación de los perjuicios y, en última instancia, garantiría las condiciones para el ejercicio da la plena ciudadanía. |
Palavras-chave: | Negros Relações raciais Educação Multiculturalismo Negroes Race relations Education Multiculturalism Relaciones raciales Educación |
ISSN: | 1413-2478 1809-449X |
Parte de : | Revista Brasileira de Educação |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd |
Citação: | DOMINGUES, P. Um “templo de luz”: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/hqBHpKJHNtbrVMgJb3Fpv9M/?format=pdf. Acesso em: 14 jan. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20797 |
Aparece nas coleções: | DHI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FrenteNegraBrasileiraEducacao.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.