Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/2079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Luana Marina de Castro | - |
dc.contributor.author | Guimaraes, Carmen Regina Parisotto | - |
dc.contributor.author | Sousa, Glauber Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-14T16:18:53Z | - |
dc.date.available | 2017-07-14T16:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, L. M. de C.; GUIMARAES, C. R. P.; SOUSA, G. S. de. Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de ciências. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 10, n. 4(B), mar. 2014. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1935>. Acesso em: 14 jul. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-2793 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/2079 | - |
dc.description.abstract | Coleções zoológicas conferem papel complementar ao ensino formal de Ciências oferecendo aos alunos a oportunidade de assimilar os conteúdos teóricos de forma mais eficaz e significativa. Este trabalho visou proporcionar aos discentes de uma escola pública de Aracaju/SE, uma experiência de ensino e aprendizagem em zoologia através da visitação à Coleção de Invertebrados da UFS e verificar a assimilação dos conteúdos discutidos previamente em sala de aula, com os professores da escola. Foi aplicado um questionário a 29 dos 100 alunos que participaram da visita. As respostas indicam que sair do ambiente escolar é atividade motivadora para os estudos, mas não suficiente e que termos científicos usuais, ligados à zoologia e ecologia, precisam ser mais enfatizados tanto na escola quanto em espaços alternativos._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Zoological collections provide complimentary role in the formal teaching of Science methods, by offering students the opportunity to assimilate theoretical subjects in a more effective and significant way. This work aimed to provide the students of a public school in Aracaju/SE with a teaching/learning opportunity in Zoology through visits to the UFS‟s Invertebrates Collection and verifying if learning of information was accomplished. A questionnaire was applied to 29 of the 100 students who participated in the visit. Their answers indicate that off-school activities are motivating to the study itself but not enough and that scientific terms related to zoology and ecology should be better emphasized both in school and in alternative spaces. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Sergipana de Ciência | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Educação informal | pt_BR |
dc.subject | Coleção didática | pt_BR |
dc.subject | Zoology | pt_BR |
dc.subject | Non-formal education | pt_BR |
dc.subject | Didactic colletion | pt_BR |
dc.title | Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Museum and Science: zoological collections as an alternative to didactic science teaching | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MuseuCienciaColecoesZoologicas.pdf | 142,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.