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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Estratégias socioambientais na escola: revisão sistemática de ações para a gestão de resíduos sólidos em Tobias Barreto/SE
Autor(es): Freitas, José Adilson de
Data do documento: 22-Dez-2023
Orientador: Costa, Jailton de Jesus
Resumo: É notório o aumento e abandono dos resíduos sólidos e a falta de quaisquer políticas municipais e/ou da iniciativa privada para tratar o destino deles em alguns municípios brasileiros. É preciso que haja iniciativas sistemáticas, pois esses resíduos sólidos urbanos provocam inúmeros problemas para o meio ambiente e para a sociedade, causando diversos danos ambientais. Nesse sentido, é preciso fomentar pesquisas que discutam junto a sociedade a destino desses resíduos e que possam despertar a sensibilidade ambiental nos cidadãos, formando sujeitos ecológicos na cidade. Para isso, essa dissertação de mestrado objetiva, de forma geral, desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre as estratégias ambientais já desenvolvidas nas escolas do Brasil para reduzir os impactos causados pela indústria têxtil. Para atingir esse objetivo, optouse metodologicamente por uma revisão sistemática a partir da base de dados Web of Science, que seguirá os nove passos da metodologia de utilizada no estudo de estudo de Donato e Donato (2019). Esses nove passos envolvem: 1. Formular uma questão de investigação; 2. Produzir um protocolo de investigação e efetuar o seu registo (itens 1 e de 3 a 8 devem constar no protocolo de elaboração da revisão sistemática); 3. Definir os critérios de inclusão e de exclusão; 4. Desenvolver uma estratégia de pesquisa e pesquisar a literatura – encontrar os estudos; 5. Seleção dos estudos; 6. Avaliação da qualidade dos estudos; 7. Extração dos dados; 8. Síntese dos dados e avaliação da qualidade da evidência; e 9. Disseminação dos resultados – Publicação. Esta pesquisa conclui que há a necessidade de aplicar estratégias escolares centradas em projetos para integrar têxteis sustentáveis nas escolas, além de criar espaços de experimentação e incluir a problemática ambiental nos livros didáticos. Também menciona a importância de estratégias extraescolares, como parcerias com empresas para promover a responsabilidade social e a reciclagem de resíduos, visando alinhar-se com a Agenda 2030, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12. Recomendase a implementação dessas estratégias nas escolas, acompanhadas de pesquisas para avaliar suas potencialidades e limitações.
Abstract: The increase and abandonment of solid waste and the lack of any municipal and/or private sector policies to treat their disposal in some Brazilian municipalities is notable. There must be systematic initiatives, as this urban solid waste causes numerous problems for the environment and society, causing various environmental damages. In this sense, it is necessary to promote research that discusses with society the destination of this waste and that can awaken environmental sensitivity in citizens, forming ecological subjects in the city. To this end, this master's thesis aims, in general, to develop a systematic review of the literature on the environmental strategies already developed in schools in Brazil to reduce the impacts caused by the textile industry. To achieve this objective, a systematic review was methodologically chosen based on the Web of Science database, which will follow the nine steps of the methodology used in the study by Donato and Donato (2019). These nine steps involve: 1. Formulating a research question; 2. Produce a research protocol and register it (items 1 and 3 to 8 must be included in the protocol for preparing the systematic review); 3. Define the inclusion and exclusion criteria; 4. Develop a research strategy and search the literature – find the studies; 5. Selection of studies; 6. Assessment of the quality of studies; 7. Data extraction; 8. Data synthesis and assessment of the quality of the evidence; and 9. Dissemination of results – Publication. This research concludes that there is a need to apply project-centered school strategies to integrate sustainable textiles in schools, in addition to creating spaces for experimentation and including environmental issues in textbooks. It also mentions the importance of after-school strategies, such as partnerships with companies to promote social responsibility and waste recycling, aiming to align with the 2030 Agenda, especially Sustainable Development Goals 4 and 12. It is recommended that these strategies be implemented in schools, accompanied by research to assess their potential and limitations.
Palavras-chave: Impactos ambientais
Tobias Barreto/SE
Gestão integrada de resíduos sólidos
Indústria têxtil
Reciclagem profissional
Educação ambiental
Revisão sistemática
Resíduos sólidos
Environmental impacts
Systematic review
Solid waste
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: FREITAS, José Adilson de. Estratégias socioambientais na escola: revisão sistemática de ações para a gestão de resíduos sólidos em Tobias Barreto/SE. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20800
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