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dc.contributor.authorCorreia, Gesilene dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-28T13:37:56Z-
dc.date.available2025-01-28T13:37:56Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationCorreia, Gesilene dos Santos. A utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia vegetal : uma estratégia pedagógica para romper dificuldades em ensinar botânica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20905-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectDidática (Ensino)por
dc.subjectMaquetespor
dc.subjectBotânicapor
dc.titleA utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia vegetal : uma estratégia pedagógica para romper dificuldades em ensinar botânicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lisi, Claudio Sergio-
dc.description.resumoO método de ensino tradicional tem gerado desinteresse na atual geração, destacando a necessidade de alternativas mais dinâmicas. Os modelos didáticos surgem como uma solução eficaz, especialmente em áreas onde os alunos enfrentam dificuldades, como é o caso da botânica e especificamente da Anatomia Vegetal, as quais são consideradas complexas para o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho visa contribuir para a diversificação didática das atividades de ensino de botânica por meio da produção de modelos didáticos dos órgãos vegetativos na anatomia vegetal. Para isso, foi preciso produzir modelos didáticos como proposta de ensino, sendo necessário validar e disponibilizar os materiais e métodos necessários. Diante disso, foram produzidas três maquetes de cortes histológicos dos órgãos vegetativos (folha, caule e raiz), adequadas para a Educação Básica e Ensino Superior. Para complementar essa proposta, foram elaborados guias para docentes contendo as etapas necessárias para replicação do material e alternativas de ensino através de planos de aula. Foram, ainda, construídos guias para discentes no intuito de auxiliar como trilhar a aprendizagem. Junto aos modelos, foram criadas legendas para cada modelo didático e cartas como alternativa de avaliação da aprendizagem. Após a produção, os protótipos foram validados por docentes da Universidade Federal de Sergipe, que contribuíram para a melhoria dos materiais antes de ser depositado no Laboratório de Anatomia Vegetal e Dendroecologia. Esse trabalho demonstra o quanto é essencial desenvolver mais iniciativas que não apenas faça sugestões de métodos de ensino, mas que produzam recursos acessíveis para professores que buscam aprimorar suas aulas, mas que enfrentam diversas dificuldades em sua vida profissional que limitam essas ações. A diversificação das aulas é reconhecida como necessária para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, mas requer ações concretas para efetivar essa mudança.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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