Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20909Registro completo de metadatos 
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Jennyfer de Oliveira | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-01-28T14:02:19Z | - | 
| dc.date.available | 2025-01-28T14:02:19Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-10-29 | - | 
| dc.identifier.citation | Santos, Jennyfer de Oliveira. Uso de metodologias ativas na residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe : um estudo por meio das atividades didáticas na primeira edição. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20909 | - | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.subject | Biologia | por | 
| dc.subject | Ensino superior (UFS) | por | 
| dc.subject | Revisão bibliográfica | por | 
| dc.subject | Ciências da natureza | por | 
| dc.subject | Ensino de ciências | por | 
| dc.subject | Educação básica | por | 
| dc.subject | Formação de professores | por | 
| dc.subject | Metodologias ativas | por | 
| dc.subject | Residência pedagógica | por | 
| dc.subject | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | por | 
| dc.title | Uso de metodologias ativas na residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe : um estudo por meio das atividades didáticas na primeira edição | pt_BR | 
| dc.type | Monografia | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Pimentel Júnior, Clívio | - | 
| dc.description.resumo | Este trabalho busca examinar a importância das metodologias ativas na formação de professores, com foco na Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas áreas de Matemática, Biologia e Química. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória. A análise documental dos anais da primeira edição da Residência Pedagógica e a aplicação de uma ficha de avaliação evidenciam práticas diversificadas, além de destacar os desafios e oportunidades na formação docente. Os resultados da análise dos oito trabalhos apresentados no "Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS” mostram que, enquanto a participação dos alunos é efetiva em Química, em Matemática faltam conexões teóricas e na Biologia há lacunas na fundamentação teórica. Apesar da inovação e eficácia das práticas, a necessidade de uma base teórica sólida e a exploração de tecnologia e flexibilidade no ensino se destacam como áreas a serem aprimoradas. Assim, a interação entre Residência Pedagógica e metodologias ativas propõe uma formação mais reflexiva e engajada, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica. | pt_BR | 
| dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR | 
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Biologia | |
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jennyfer_Oliveira_Santos.pdf | 456,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
        