Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jennyfer de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T14:02:19Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T14:02:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Jennyfer de Oliveira. Uso de metodologias ativas na residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe : um estudo por meio das atividades didáticas na primeira edição. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20909 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Revisão bibliográfica | por |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Residência pedagógica | por |
dc.subject | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | por |
dc.title | Uso de metodologias ativas na residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe : um estudo por meio das atividades didáticas na primeira edição | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimentel Júnior, Clívio | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca examinar a importância das metodologias ativas na formação de professores, com foco na Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas áreas de Matemática, Biologia e Química. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória. A análise documental dos anais da primeira edição da Residência Pedagógica e a aplicação de uma ficha de avaliação evidenciam práticas diversificadas, além de destacar os desafios e oportunidades na formação docente. Os resultados da análise dos oito trabalhos apresentados no "Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS” mostram que, enquanto a participação dos alunos é efetiva em Química, em Matemática faltam conexões teóricas e na Biologia há lacunas na fundamentação teórica. Apesar da inovação e eficácia das práticas, a necessidade de uma base teórica sólida e a exploração de tecnologia e flexibilidade no ensino se destacam como áreas a serem aprimoradas. Assim, a interação entre Residência Pedagógica e metodologias ativas propõe uma formação mais reflexiva e engajada, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jennyfer_Oliveira_Santos.pdf | 456,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.