Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20909
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Jennyfer de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-28T14:02:19Z-
dc.date.available2025-01-28T14:02:19Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationSantos, Jennyfer de Oliveira. Uso de metodologias ativas na residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe : um estudo por meio das atividades didáticas na primeira edição. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20909-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectRevisão bibliográficapor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectResidência pedagógicapor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.titleUso de metodologias ativas na residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe : um estudo por meio das atividades didáticas na primeira ediçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Júnior, Clívio-
dc.description.resumoEste trabalho busca examinar a importância das metodologias ativas na formação de professores, com foco na Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas áreas de Matemática, Biologia e Química. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória. A análise documental dos anais da primeira edição da Residência Pedagógica e a aplicação de uma ficha de avaliação evidenciam práticas diversificadas, além de destacar os desafios e oportunidades na formação docente. Os resultados da análise dos oito trabalhos apresentados no "Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS” mostram que, enquanto a participação dos alunos é efetiva em Química, em Matemática faltam conexões teóricas e na Biologia há lacunas na fundamentação teórica. Apesar da inovação e eficácia das práticas, a necessidade de uma base teórica sólida e a exploração de tecnologia e flexibilidade no ensino se destacam como áreas a serem aprimoradas. Assim, a interação entre Residência Pedagógica e metodologias ativas propõe uma formação mais reflexiva e engajada, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jennyfer_Oliveira_Santos.pdf456,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.