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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação escolar quilombola e educação em ciências: um olhar sobre o ppp de uma escola quilombola sergipana
Autor(es): Santos, Flávia Cristina
Data do documento: 30-Nov-2023
Orientador: Lopes, Edinéia Tavares
Resumo: Esta pesquisa é parte integrante do Projeto “Entrelaços de res/ex/istências: o que temos e o que queremos na Educação Escolar Quilombola em Sergipe?”, que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Sergipe (NEABI-UFS), PPGECIMA e PPGED até 2025. O Projeto envolve as quatro escolas da rede estadual localizadas em quatro comunidades quilombolas, são elas: Colégio Estadual Quilombola 03 de Maio (CEQ03M), Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, Colégio Estadual Otávio Bezerra e Escola Estadual Gilberto Amado. Nesta pesquisa, nos debruçamos sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) 2022/23 do CEQ03M com o objetivo de analisar no documento a presença/ausência das especificidades étnico-raciais da comunidade quilombola Brejão dos Negros e como estas dialogam com a Educação em Ciências, em relação ao que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa defendida por Bogdan e Biklen (1994), realizada através do estudo de caso. Já a coleta de dados se deu por meio da análise documental e de entrevistas de quatro sujeitos, suleadas pela proposta de análise preliminar a partir das cinco dimensões de Cellard (2012) e da análise de discurso a partir do texto de Shiroma et al (2005), o qual toma como base Eni P. Orlandi (2005). Além do PPP, pela particularidade desta pesquisa, a fim de identificar possibilidades de inserção das especificidades étnico-raciais da comunidade quilombola Brejão dos Negros na Educação em Ciências, analisamos também projetos da área e/ou relacionados a ela, como o Projeto Resgatando suas Raízes: Memorial Brejão dos Negros, bem como os subprojetos: Caderno de Plantas Medicinais Brejão dos Negros e o Livreto Rezadores do Povoado Brejão dos Negros: Médicos do Povo. De modo geral, o estudo mostrou que o Novo Ensino Médio (NEM) foi o principal tema tratado no PPP 2022/23 do CEQ03M e que sua proposta de educação voltada para atender os anseios da sociedade capitalista e neoliberal não dá espaço para a Educação Escolar Quilombola (EEQ) como uma modalidade de ensino. Todavia, os projetos voltados às especificidades étnico-raciais das comunidades quilombolas se mostram como caminhos para o estudo e para a valorização dessas especificidades na escola levando a um repensar sobre o modelo de educação atual e a uma busca pela efetivação da Educação Escolar Quilombola como uma modalidade de ensino, conforme determinam as DCNEEQ. Logo, também apontam caminhos para a Educação em Ciências nesta modalidade de ensino da Educação Básica, em um contexto necessário de contraposição ao avanço dos ideais do mercado na educação escolarizada e na homogeneização curricular.
Abstract: This research is part of the project "Interweaving res/ex/existences: what do we have and what do we want in Quilombola School Education in Sergipe?", which is being developed by the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies at the Federal University of Sergipe (NEABI-UFS), PPGECIMA and PPGED. The project involves four state schools located in four quilombola communities: Colégio Estadual Quilombola 03 de Maio (CEQ03M), Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, Colégio Estadual Otávio Bezerra and Escola Estadual Gilberto Amado. In this research, we looked at the 2022/23 Political Pedagogical Project (PPP) of CEQ03M with the aim of analyzing the presence/absence of the ethnic-racial singularities of the Brejão dos Negros quilombola community in the document and how these dialogue with Science Education, considering what is established in the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education (DCNEEQ). To this end, we used the qualitative approach advocated by Bogdan and Biklen (1994), carried out through a case study, and data was collected through document analysis and interviews, supplemented by the preliminary analysis proposal based on the five dimensions of Cellard (2012) and the discourse analysis of Shiroma et al (2005). In addition to the PPP, due to the specific nature of this research, in order to identify possibilities for including the ethnic-racial specificities of the Brejão dos Negros quilombola community in Science Education, we also analyzed projects in the area and/or related to it, such as the Resgatando suas Raízes: Memorial Brejão dos Negros project, as well as the sub-projects: Brejão dos Negros Medicinal Plants Notebook and the Rezadores do Povoado Brejão dos Negros: Médicos do Povo booklet. The study showed that the New Secondary Education (NEM) was the main theme addressed in CEQ03M's PPP 2022/23 and that its proposal for education aimed at meeting the desires of capitalist and neoliberal society does not make room for Quilombola School Education (EEQ) as a teaching modality. However, the projects aimed at the ethnic-racial specificities of quilombola communities show themselves to be ways of studying and valuing these specificities at school, leading to a rethink of the current education model and the search for the realization of Quilombola School Education as a teaching modality, as determined by the DCNEEQ. In this way, they also point the way to Science Education in this form of Basic Education, in a necessary context of opposition to the advance of market ideals in school education and curricular homogenization.
Palavras-chave: Ciências (estudo e ensino)
Quilombolas
Ensino médio
Educação escolar quilombola
Educação em Ciências
Projeto Político Pedagógico (PPP)
Novo ensino médio
Quilombola school education
Science education
Political Pedagogical Project (PPP)
New high school
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Flávia Cristina. Educação escolar quilombola e educação em ciências: um olhar sobre o ppp de uma escola quilombola sergipana. 2023. 171f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20947
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