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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Jayne dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T10:59:14Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07T10:59:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jayne dos Santos. Realidade aumentada no ensino de língua inglesa: contribuições da formação de formadores. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20992 | - |
dc.description.abstract | This research aims to understand the contributions of the training of trainers in the construction of an English language teacher training course for the use of augmented reality, during the realization of an international cooperation project financed by FAPITEC and developed, in the year 2021, between the Federal University of Sergipe, the Sergipe State Department of Education and Culture and the University of Miami. The theoretical framework is based on authors who discuss the use of digital information and communication technologies in education, the insertion and practice of augmented, virtual and mixed reality in English language teaching, the training of trainers to build skills in the association of immersive technologies and teaching and teacher training. This is a qualitative study, characterized as participatory action research, and is part of the Technologies, Languages and Education research line. Data were collected through recordings of meetings held during the training of trainers on an online platform. The data analysis is based on the combined model of Freeman's Teaching Research (1998) and the coding processes of Auerbach and Silverstein (2003) proposed by Santos (2020) and Santos (2021). Some of the desired outcomes include non-hierarchical relationships and conscious constructions of teacher training in technologies, the possibilities of inserting immersive technologies in English language teaching in the context of public basic education in Sergipe, and perceptions of possibilities between previous training directed at trainers and the offers of teacher training. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação superior - Sergipe | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Formação de formadores | por |
dc.subject | Realidade aumentada | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Training of trainers | eng |
dc.subject | Augmented reality | eng |
dc.title | Realidade aumentada no ensino de língua inglesa: contribuições da formação de formadores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Paulo Roberto Boa Sorte | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições da formação de formadores na construção de um curso de formação de professores de língua inglesa para o uso de realidade aumentada, durante a realização de projeto de cooperação internacional financiado pela FAPITEC e desenvolvido, no ano de 2021, entre a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe e a Universidade de Miami. O aporte teórico se fundamenta em autores que discutem o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, a inserção e prática da realidade aumentada, virtual e mista no ensino de língua inglesa, formação de formadores para a construção de habilidades na associação de tecnologias imersivas e ensino e formação docente. Esta é uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação participativa e está inserida na linha de Tecnologias, Linguagens e Educação. Para a geração de dados foram utilizados como instrumentos as gravações dos encontros realizados durante a formação dos formadores, em plataforma online. A análise de dados se baseia no Entrelace Analítico (Boa Sorte et al, 2023), resultado da combinação entre a Pesquisa Docente (Freeman, 1998) juntamente com os degraus da escada do Processo de Codificação de Auerbach e Silverstein (2003), proposto pelo grupo TECLA-UFS. Como resultados, estão as relações não-hierárquicas e as construções conscientes de formações docentes em tecnologias, as possibilidades de inserção das tecnologias imersivas no ensino de língua inglesa no contexto da educação básica pública de Sergipe e as percepções acerca das possibilidades existentes entre as formações prévias direcionadas deformadores e as ofertas de formações docentes. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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