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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPaiva, Raynna de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-02-07T15:00:26Z-
dc.date.available2025-02-07T15:00:26Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationPAIVA, Raynna de Carvalho. As contracondutas em Centros de Excelência de Aracaju: um estudo sobre a diversidade sexual e de gênero a partir das práticas educativas dos/as professores/as. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21001-
dc.description.abstractIn recent decades, conservatism has gained strength in the Brazilian political landscape, and this ideological influence is reflected in educational policies, particularly in the National Education Plan (PNE) and the National Common Curricular Base (BNCC). The BNCC presents a limited perspective on sexuality, focusing solely on its biological dimension, and is silent on gender diversity. This raises concerns that the absence of explicit discussion on sexuality and gender in the BNCC may compromise the approach to these subjects in educational processes, resulting in their exclusion and marginalization. It is necessary to outline the impact of the BNCC on curricula and educational institutions concerning sexuality and gender. Considering the educational context of Sergipe, this research aims to establish how these themes are incorporated into the Sergipe Curriculum and what is effectively carried out in the educational practices of the teachers, paying attention to the emerging subjectivities and contracondutas in educational practices. Therefore, our general objective is to investigate the production of contracondutas related to sexual and gender diversity in the Centers of Excellence in Aracaju. The research is anchored in the post-critical perspective, as well as in Sexuality Studies and Gender Studies. Its methodology is based on Discourse Analysis from a Foucauldian perspective, and the empirical material was constructed through the analysis of normative documents and questionnaires applied to teachers working in the selected Centers of Excellence. The results reveal that, despite institutional and sociocultural challenges, the participants in the research recognize the importance of addressing these themes. The contracondutas reflect the resistance of the teachers in finding ways to include discussions about diversity in their classes, often using interdisciplinary approaches and participatory methodologies. The research also leads to reflections on the importance of continuous training and institutional support, as without access to resources, training, and a supportive environment, there is a risk that the contracondutas will remain isolated and fragmented efforts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação - estudo e ensino - Sergipepor
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectSexopor
dc.titleAs contracondutas em Centros de Excelência de Aracaju: um estudo sobre a diversidade sexual e de gênero a partir das práticas educativas dos/as professores/aspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Lívia de Rezende-
dc.description.resumoNas últimas décadas o conservadorismo tem ganhado força no cenário político brasileiro, e essa influência ideológica se reflete nas políticas educacionais, sobretudo no Plano Nacional de Educação – PNE e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A BNCC apresenta uma perspectiva limitada da sexualidade, focando apenas em sua dimensão biológica, e um silenciamento acerca da diversidade de gênero. Diante disso, existe uma preocupação de que a ausência de uma discussão explícita sobre sexualidade e gênero na BNCC possa comprometer a abordagem dos conteúdos nos processos educativos, resultando na exclusão e marginalização dos mesmos. É necessário traçar um panorama acerca da repercussão da BNCC nos currículos e nas instituições escolares no que diz respeito à sexualidade e ao gênero. Pensando no contexto educacional de Sergipe, nos interessa estabelecer nesta pesquisa como as temáticas estão inseridas no Currículo sergipano e o que é efetivamente realizado nas práticas educativas dos/as professores/as, atentando-se as subjetividades e as contracondutas emergentes nas práticas educativas. Desse modo, o objetivo geral é investigar a produção de contracondutas em relação à diversidade sexual e de gênero em Centros de Excelência de Aracaju. A pesquisa está ancorada na perspectiva pós-crítica, bem como nos Estudos de Sexualidade e Estudos de Gênero. Sua metodologia apoia-se na Análise de Discurso na perspectiva foucaultiana, e para a construção do material empírico utilizou-se a análise dos documentos normativos e questionários aplicados aos/às docentes que atuam nos Centros de Excelência selecionados. Os resultados revelam que, apesar dos desafios institucionais e socioculturais, os/as participantes da pesquisa reconhecem a importância de abordar essas temáticas. As contracondutas refletem uma certa resistência dos/as professores/as em encontrar formas de incluir discussões sobre diversidade em suas aulas, muitas vezes utilizando abordagens interdisciplinares e metodologias participativas. A pesquisa leva a refletir também sobre a importância da formação continuada e do apoio institucional, pois sem ter acesso a recursos, capacitações e um ambiente que não ofereça suporte, o risco é que as contracondutas permaneçam como esforços isolados e fragmentados.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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