Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21044
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Caderno pedagógico : avaliando positivamente a variedade que usamos
Autor(es): Morais, Ana Paula Nunes da Silva
Data do documento: 2024
Orientador: Sobral, Denson André Pereira da Silva
Resumo: Para meus (minhas) queridos (as) professores (as), amigos (as) da jornada de aprendizagem, de conhecimento e de desafios! Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido a partir dos estudos teóricos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do pulsar amoroso do meu coração em contribuir para uma educação mais humana e com equidade. O Caderno Pedagógico: avaliando positivamente a variedade que utilizamos se enquadra na definição da CAPES sobre produto como materiais interativos, na medida em que foi desenvolvido a partir da identificação de um problema concreto em uma turma da EJAEF 1a Etapa do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Areia Branca - SE, qual seja as atitudes linguísticas negativas dos alunos diante da própria fala. O caderno visa disponibilizar contribuições para a prática profissional de professores da Educação Básica e está organizado em três módulos, com atividades que abordam os aspectos das atitudes linguísticas dos alunos diante do uso da língua oral. Com as atividades selecionadas, esperamos que os discentes reflitam sobre essa temática e passem a avaliar-se positivamente quanto ao uso da variedade que utilizam. Ele é um material interativo desenvolvido para auxiliar o processo de ensino - aprendizagem dos alunos. É composto por cinco atividades cujo objetivo é explorar de forma lúdica as atitudes linguísticas dos estudantes. As atividades estão atreladas às habilidades da BNCC: EF69LP55- reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de preconceito linguístico. Ademais, o caderno fundamenta-se nas Competências Específicas 1, 2, 4 e 5 de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental que procuram fazer o aluno respectivamente: compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem; apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social; compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos e por fim, empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. (BRASIL, 2020, p. 85). Em consonância com a BNCC, o caderno valoriza as experiências de conhecimento de si mesmo e de construção das relações resultando na formação de um modo próprio de agir, sentir, pensar e descoberta de que há outros modos de vida e pessoas diferentes. O material está organizado da seguinte forma: No módulo 1 intitulado: SENSIBILIZAÇÃO – A LÍNGUA QUE USAMOS constam 3 atividades - Produzindo textos orais, Passa bola da reflexão e Eu e o outro cujo objetivo é (re)conhecer a língua portuguesa enquanto fenômeno social, dinâmico e variável, promovendo o combate ao preconceito linguístico. Já no módulo 2 A RIQUEZA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA é composto pelo jogo Trilha da fala real que tem como objetivo diminuir o preconceito linguístico, aumentar a autoestima linguística dos discentes, e valorizar a diversidade linguística. E o módulo 3 VIVA AS DIFERENÇAS apresenta a atividade Ser diferente é natural com o objetivo de respeitar as diferenças decorridas do uso da linguagem. Entendemos essa variação como um fenômeno vivo e real da língua, que está sempre em constante mudança, logo deve ser explorado e reconhecido em sala de aula. Por isso, acredito que o caderno pode desenvolver uma aprendizagem expressiva para os estudantes, uma vez que será criado um ambiente descontraído de integração social, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento lógico e resolução de situação - problema. Desejamos que este material contribua na sua prática diária em sala de aula, auxiliando-o(a) a desenvolver uma aprendizagem expressiva e respeitosa diante das variedades da língua.
Palavras-chave: Linguística
Fala
Atitudes linguísticas
Preconceito linguístico
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21044
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_PAULA_NUNES_SILVA_MORAIS-Cadernopedagogico.pdf41,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.