Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Isabella Karine Souza-
dc.date.accessioned2025-02-19T14:02:48Z-
dc.date.available2025-02-19T14:02:48Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Isabella Karine Souza. O figurino como elemento narrativo em The Rocky Horror Picture Show. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21204-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the study of costumes in the film The Rocky Horror Picture Show (1975), by Jim Sharman, and how they play a crucial role in the characterization of the protagonist and antagonist characters. To deepen the examination of these costumes, the study is divided into four parts with the objectives of: 1) Investigating the historical and cultural period in which the film was released in order to understand its references; 2) Studying the clothing used in the characterization of the characters, based on the cinematographic language of Marcel Martin; 3) Analyzing the cinematographic narrative elements used in the construction of the story, through the narrative structure and its aesthetic elements; 4) And the application of Semiology to costumes, investigating how aesthetic choices influence the production of meaning and the evolution of characters throughout the narrative. The main reflections are supported by the following theorists: Barthes et al. (1972) Barthes (2005), Butler (2018), Hutcheon (1991), Jameson (2006a and 2006b), Kwitko (2011), Guinsburg and Barbosa (2008), Martin (2005), Vogler (2006), Reales and Confortin (2008), Saussure (2006) and Souza (2015).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectNarrativa cinematográficapor
dc.subjectFigurinopor
dc.subjectPós- modernismopor
dc.subjectSemiologiapor
dc.subjectCinematographic narrativeeng
dc.subjectCostume designeng
dc.subjectPostmodernismeng
dc.subjectSemiologyeng
dc.titleO figurino como elemento narrativo em The Rocky Horror Picture Showpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Carlos Eduardo Japiassú de-
dc.description.resumoA presente dissertação foca no estudo do figurino do filme The Rocky Horror Picture Show (1975), de Jim Sharman, e de que forma o mesmo desempenha um papel crucial na caracterização das personagens protagonistas e antagonista. Para aprofundar o exame destes figurinos, o estudo se divide em quatro partes com os objetivos de: 1) Investigar o período histórico e cultural em que o filme foi lançado para desta forma, compreender suas referências; 2) O estudo das vestimentas na caracterização das personagens, tendo como base a linguagem cinematográfica de Marcel Martin; 3) A análise dos elementos narrativos cinematográficos utilizados na construção da história, mediante a estrutura narrativa e seus elementos estéticos; 4) E a aplicação da Semiologia ao figurino, investigando como as escolhas estéticas influenciam na produção de sentido e na evolução dos personagens ao longo da narrativa. As principais reflexões têm como sustentação os seguintes teóricos: Barthes et al. (1972) Barthes (2005), Butler (2018), Hutcheon (1991), Jameson (2006a e 2006b), Kwitko (2011), Guinsburg e Barbosa (2008), Martin (2005), Vogler (2006), Reales e Confortin (2008), Saussure (2006) e Souza (2015).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLA_KARINE_SOUZA_SANTOS.pdf3,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.