Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21211
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Tessituras para a educação ambiental crítica: a prática pedagógica com a literatura de cordel em uma escola do semiárido baiano |
Autor(es): | Abreu, Rita de Cássia Oliveira |
Data do documento: | 27-Ago-2024 |
Orientador: | Vilar, Joelma Carvalho |
Resumo: | Diante da evidência de uma crise ambiental que afeta toda humanidade, desconhecendo fronteiras geográficas, emerge no ambiente escolar a necessidade de inserção de uma educação crítica, por meio de práticas educativas críticas utilizando-se da Literatura de Cordel como ferramenta pedagógica para disseminar os saberes locais, trazendo com temas geradores as questões socioambientais da escola e seu entorno. Assim, esse estudo tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica com uso de cordel, no contexto em uma escola do semiárido baiano de Euclides da Cunha/BA, desde a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. O universo da pesquisa foi constituído pelos educandos do 9o ano A, do Ensino Fundamental II que estudam no Colégio José Aras, localizado no município de Euclides da Cunha/BA, no qual atuo como professora de geografia. Para tanto, a referida proposta de intervenção adotou uma abordagem inspirada na pedagogia Freiriana, com os temas geradores: aquecimento global, desmatamento, extinção de animais, queimadas, resíduos e a seca. A proposta de intervenção pautada no diálogo, desenvolveu-se por meio de oficinas com rodas de conversas e questionários abertos. A partir dessas técnicas foram coletados dados por meio de registro em diário de campo, da observação participante e registro fotográfico. O produto didático foi uma cartilha produzida a partir dos cordéis construídos pelos educandos, onde foram registradas as questões ambientais da escola e seu entorno. Dessa forma, constatou- se que a prática pedagógica utilizando como ferramenta a Literatura de cordel possibilitou o protagonismo juvenil favorecendo diálogos interdisciplinares entre professores e estimulando a integração escola-comunidade, mediante diálogos de saberes intergeracionais e interculturais. Do mesmo modo, tornou-se evidente as fecundas possibilidades de práticas de ensino envolvendo as questões ambientais do semiárido, desde a perspectiva de Educação Ambiental Crítica. |
Abstract: | In light of evidence of an environmental crisis that affects all of humanity, transcending geographical boundaries, the need for the introduction of critical education in the school environment emerges. This can be achieved through critical educational practices using Cordel Literature as a pedagogical tool to disseminate local knowledge, addressing socio-environmental issues within the school and its surroundings. Thus, this study aims to analyze pedagogical practices using Cordel Literature in the context of a school in the semi-arid region of Euclides da Cunha/BA from the perspective of Critical Environmental Education. The research focused on students from the 9th grade A, Elementary School, at Colégio José Aras, located in the municipality of Euclides da Cunha/BA, where I work as a geography teacher. To this end, the proposed intervention adopted an approach inspired by Freirean pedagogy, with generative themes such as global warming, deforestation, animal extinction, wildfires, waste, and drought. The intervention proposal, based on dialogue, was developed through workshops with discussion circles and open questionnaires. Data were collected using field diary entries, participant observation, and photographic records. The educational product was a booklet produced from the Cordel poems created by the students, in which the environmental issues of the school and its surroundings were recorded. In this way, it was found that pedagogical practice using Cordel Literature as a tool enabled youth protagonism, fostering interdisciplinary dialogues among teachers and stimulating school-community integration through intergenerational and intercultural knowledge dialogues. Similarly, the fruitful possibilities of teaching practices involving environmental issues in the semi-arid region from the perspective of Critical Environmental Education became evident. |
Palavras-chave: | Educação ambiental crítica Semiárido Práticas pedagógicas Literatura de cordel Critical environmental education Semi-arid Pedagogical practices Literature of twine |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citação: | ABREU, Rita de Cássia Oliveira. Tessituras para a educação ambiental crítica: a prática pedagógica com a literatura de cordel em uma escola do semiárido baiano. 2024. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21211 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RITA_CASSIA_OLIVEIRA_ABREU.pdf | 28,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.