Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Rafael Resende de-
dc.date.accessioned2025-02-20T18:37:51Z-
dc.date.available2025-02-20T18:37:51Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationANDRADE, Rafael Resende de. Federalismo fiscal, indicadores socioeconômicos e identidade partidária na distribuição de transferências voluntárias da União: uma proposta de modelo de previsão para os municípios brasileiros (2010-2021). 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21216-
dc.description.abstractObjective: This study aims to investigate how socioeconomic indicators and party identity influenced, in light of the theory of fiscal federalism, the allocation of voluntary transfers from the Union to Brazilian municipalities between 2010 and 2021. Methodology: This is a quantitative study that seeks to test hypotheses and propose a predictive model for federal voluntary transfers to municipalities through descriptive analysis, multiple linear regression, and logistic regression. Main Results: The expectation is that voluntary transfers from the Union do not prioritize municipalities with lower socioeconomic indicators and are also influenced by the party alignment between the President of the Republic and the municipal mayor. Relevance and Originality: While academic literature maintains interest in this topic, studies linking fiscal federalism, socioeconomic indicators, party identity, and voluntary transfers to municipalities remain scarce, underscoring the relevance and originality of this work. Theoretical, Methodological, and Management Contributions: This research aims to offer theoretical contributions by establishing a relationship between fiscal federalism theory, party identity, and discretionary intergovernmental transfers, as well as practical contributions by presenting a predictive model to prioritize the neediest municipalities in Brazil. Social Contribution: The results confirm that the party identity between the municipal mayor and the President of the Republic influences the distribution of voluntary transfers, with a higher volume of funds tending to concentrate in municipalities with higher GDP or GDP per capita, while socioeconomic indicators (IDHM and IDSC) do not significantly affect this allocation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectFederalismopor
dc.subjectTransferências de recursos financeiros governamentaispor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectRelações federais e municipaispor
dc.subjectPolítica e governopor
dc.subjectFederalismo fiscalpor
dc.subjectMunicípiospor
dc.subjectTransferências voluntáriaspor
dc.subjectIndicadores socioeconômicospor
dc.subjectIdentidade partidáriapor
dc.subjectFiscal federalismeng
dc.subjectMunicipalitieseng
dc.subjectVoluntary transferseng
dc.subjectSocioeconomic indicatorseng
dc.subjectParty identityeng
dc.titleFederalismo fiscal, indicadores socioeconômicos e identidade partidária na distribuição de transferências voluntárias da União: uma proposta de modelo de previsão para os municípios brasileiros (2010-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caldas, Antônio Vinícius Silva-
dc.description.resumoObjetivo: Este trabalho se propõe a pesquisar como os indicadores socioeconômicos e a identidade partidária influenciaram, à luz da teoria do federalismo fiscal, a alocação de transferências voluntárias da União aos municípios brasileiros, entre os anos de 2010 e 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, que pretende por meio de análise descritiva, de regressão linear múltipla e regressão logística, testar hipóteses e propor um modelo de previsão das transferências voluntárias federais aos municípios. Principais Resultados: Nesse contexto, a expectativa é de que as transferências voluntárias da União não atendem aos municípios com os menores indicadores socioeconômicos, sendo também influenciadas pela identidade partidária entre o Presidente da República e o prefeito municipal. Relevância e Originalidade: a literatura acadêmica permanece interessada no tema, mas os estudos que relacionam o federalismo fiscal, os indicadores socioeconômicos, a identidade partidária e as transferências voluntárias da União aos municípios são escassos, o que reforça a relevância e originalidade do presente trabalho. Contribuições, teóricas, metodológicas e de gestão: Este trabalho busca, assim, apresentar contribuições teóricas, ao estabelecer uma relação entre a teoria do federalismo fiscal, a identidade partidária, e essas transferências intergovernamentais discricionárias, assim como contribuições práticas, ao apresentar uma proposta de modelo de previsão desses recursos para os municípios mais necessitados do país. Contribuição sociais/societal: Os resultados confirmam que a identidade partidária entre o prefeito municipal e o Presidente da República exerce uma influência na distribuição das transferências voluntárias, cujo maior volume de repasses tende a se concentrar em municípios com maior PIB ou PIB per capita, ao passo que os indicadores socioeconômicos (IDHM e IDSC) não influenciam nessa alocação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristovãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL_RESENDE_ANDRADE.pdf11,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.