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Document Type: Monografia
Title: A produção de um discurso neoliberal de autoajuda sobre as emoções : um estudo de caso dos livros de Flávio Augusto da Silva
Authors: Carvalho, Bruno Auderlin dos Santos
Issue Date: 2-Dec-2024
Advisor: Barbosa, Ivan Fontes
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso procurou analisar mediante a categoria capitalismo emocional de que forma a autoajuda empreendedora possibilita pensarmos a produção de um discurso neoliberal de autoajuda sobre as emoções. Ao considerarmos a autoajuda empreendedora como uma forma de expressão das contradições neoliberais sobre o mundo do trabalho, consideramos que o discurso neoliberal depende da construção de um ethos emocional calcado na lógica do empreendedorismo que, em diferentes níveis analíticos, acompanham as novas formas de tecnologia política do Capital sobre o trabalho. Mediante a seleção das obras “Geração de valor: compartilhando inspiração” (2015), “Geração de Valor 3: é só o começo” (2016), “Ponto de Inflexão: uma decisão muda tudo” (2019) do empresário influente Flávio Augusto da Silva, as questões discutidas ao decorrer dessa pesquisa tiveram por objetivo analisar e identificar as estratégias discursivas, na forma de truísmos e aconselhamentos, pelo qual o discurso neoliberal de autoajuda veicula um enaltecimento do trabalho flexível através da ressignificação das emoções às ideias de proatividade e eficiência empresarial. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, assim como a estratégia metodológica do estudo de caso aliado ao emprego da análise foucaultiana do discurso para articular enquanto unidade de análise o referido empresário, selecionando, nesse sentido, suas obras como fontes de evidência. Com base nisso, considerou-se que a narrativa empreendedora presente nas selecionadas obras de Flávio Augusto da Silva demonstrou uma apropriação e ressignificação das emoções através de uma narrativa terapêutica e do sofrimento no interior da racionalidade empresarial estruturada pela divisão e hierarquização das emoções, além do endosso ao (auto)gerenciamento emocional. Constatamos que a autoajuda empreendedora articula em seu discurso, de maneira multifacetada, um dos elementos fundamentais do capitalismo emocional, a saber, a fusão entre a racionalidade econômica e as emoções, visto que, para além de uma atividade econômica, o empreendedorismo é disseminado enquanto uma experiência emocional de autorrealização.
Abstract: The present final paper sought to analyze, through the category of emotional capitalism, how entrepreneurial self-help enables us to think about the production of a neoliberal self-help discourse on emotions. By considering entrepreneurial self-help as a form of expression of neoliberal contradictions regarding the world of work, we argue that neoliberal discourse depends on the construction of an emotional ethos based on the logic of entrepreneurship, which, at different analytical levels, accompanies the new forms of political technology of Capital over labor. Through the selection of the works “Geração de Valor: compartilhando inspiração” (2015), “Geração de Valor 3: é só o começo” (2016), and “Ponto de Inflexão: uma decisão muda tudo” (2019) by the influential businessman Flávio Augusto da Silva, the issues discussed throughout this research aimed to analyze and identify the discursive strategies, in the form of truisms and advice, through which the neoliberal self-help discourse conveys an glorification of flexible labor by reinterpreting emotions in terms of proactivity and business efficiency. Employing case study as a methodological strategy, the methodological procedures used were bibliographic research, as well as the employment of Foucaultian discourse analysis to examine the self-help discourse of the aforementioned businessman, selecting his works as sources of evidence. Based on this, it was considered that the entrepreneurial narrative present in the selected works by Flávio Augusto da Silva demonstrated an appropriation and reinterpretation of emotions through a therapeutic narrative of suffering within the business rationality structured by the division and hierarchization of emotions, in addition to endorsing (self) emotional management. We found that entrepreneurial self-help articulates in its discourse, in a multifaceted manner, one of the fundamental elements of emotional capitalism, namely, the fusion between economic rationality and emotions, given that, beyond an economic activity, entrepreneurship is disseminated as an emotional experience of self-fulfillment.
Keywords: Ciências sociais
Ensino superior (UFS)
Capitalismo
Neoliberalismo
Literatura da autoajuda
Sociologia do trabalho
Flávio Augusto da Silva
Emotional capitalism
Neoliberalism
Self-help literature
Sociology of work
Subject CNPQ: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DCS - Departamento de Ciências Sociais – São Cristóvão - Presencial
Citation: Carvalho, Bruno Auderlin dos Santos. A produção de um discurso neoliberal de autoajuda sobre as emoções : um estudo de caso dos livros de Flávio Augusto da Silva. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21288
Appears in Collections:Ciências Sociais

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