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Tipo de Documento: Artigo
Título: O recinto sagrado: educação e antirracismo no Brasil
Título(s) alternativo(s): The sacred room: education and the struggle against racism in Brazil
Autor(es): Domingues, Petrônio
Data do documento: Dez-2009
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar alguns aspectos das fases de atuação do movimento negro brasileiro no campo educacional depois da abolição da escravatura. A ideia central é mostrar que, para esse movimento, a educação é considerada um instrumento de importância capital para enfrentar o racismo e garantir a integração e prosperidade do negro na sociedade brasileira.
Abstract: This article intends to present some aspects of the periods of activity of the Brazilian black movement in the field of education after the abolition of slavery. Its core idea is to show that this movement considers education to be an instrument of utmost importance to face racism and guarantee the integration and prosperity of blacks in Brazilian society.
Palavras-chave: Negros
Educação
Relações raciais
Blacks
Education
Racial relationship
ISSN: 0100-1574
1980-5314
Parte de : Cadernos de Pesquisa
Idioma: por
Instituição/Editora: Fundação Carlos Chagas
Citação: DOMINGUES, P. O recinto sagrado: educação e antirracismo no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 138, p. 963-994, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/knKfsBMNzJH3Vc4Zsx7T4mM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 fev. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21297
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