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Tipo de Documento: Dissertação
Título: As conjecturas como instrumentos de ensino de matemática
Autor(es): Alves, David Barreto
Data do documento: 31-Mai-2021
Orientador: Dória, André Vinicius Santos
Resumo: As conjecturas são fundamentais no desenvolvimento da Matemática. Cada resultado que conhecemos, inicialmente surgiu de suposições formuladas através da dedução de situações problemas, e após muita análise, eram construídas suas demonstrações. No entanto, há várias afirmações que até hoje os matemáticos ainda não conseguiram prová-las e nem refutá-las, algumas das quais com vários séculos de existência. Neste trabalho apresentamos algumas dessas conjecturas, a saber: a Conjectura de Beal, a Conjectura de Collatz, a Conjectura de Goldbach e a Conjectura de Toeplitz que, apesar de terem se mostrados extremamente complexas para demonstrá-las ou refutá-las, apresentam enunciados de simples compreensão e possuem propriedades que permitem explorar um pouco alguns conceitos que podem ser usados nas aulas de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio.
Abstract: Conjectures are fundamental in the development of Mathematics. Each result that we know, it arose initially from assumptions formulated by deducting of problem situations, and after much analysis, their statements were constructed then. However, there are several claims that mathematicians have still not been able to prove or to refute them, some of them are several centuries old. In this work we present some of thes conjectures, namely: Beal’s Conjecture, Collatz’s Conjecture, Goldbach’s Conjecture and Toeplitz’s Conjecture in which, although they have proved to be extremely complex to demonstrate or to refute them, they present simple comprehension statements and have properties that allow us to explore a few concepts that can be used in Elementary and High school Mathematics classes.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Conjectura de Beal
Conjectura de Collatz
Conjectura de Goldbach
Conjectura de Toeplitz
Mathematics teaching
Beal’s conjecture
Collatz’s conjecture
Goldbach’s conjecture
Toeplitz’s conjecture
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: ALVES, David Barreto. As conjecturas como instrumentos de ensino de matemática. 2021. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)- Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21378
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