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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A Santa Joana dos matadouros: por uma abertura crítica e interpretativa da mulher trabalhadora a partir do teatro épico de Bertold Brecht
Autor(es): Caldas, Kelly Helena Santos
Data do documento: 4-Fev-2021
Orientador: Alves, Míriam Coutinho de Faria
Resumo: Esta pesquisa situa-se na relação interdisciplinar entre direito, literatura e teatro. Em uma epistemologia crítica do direito, a ciência jurídica contempla aspectos não só normativos, mas também linguísticos, estéticos, narrativos e ficcionais. Por meio de uma abordagem metodológica pautada na fenomenologia-existencial e na decolonialidade, compreender-se-á o direito enquanto relação dinâmica, intertextual, intencional e intersubjetiva. Este trabalho dissertativo articulará o protagonismo do cidadão na hermenêutica constitucional pluralista (HÄBERLE, 1997), o protagonismo do leitor na estética da recepção literária (ISER; JAUSS, 1979) e o protagonismo do espectador no teatro épico (BRECHT, 2002; 2005). Coube ao teatro épico brechtiano dar ao cidadão comum a capacidade de interpretar a realidade e agir sobre ela, diante das tensões políticas, históricas, didáticas e dialéticas em cena. Através do estranhamento e do distanciamento entre ator, cena teatral e espectador (PEIXOTO, 1974), o teatro épico devolve o protagonismo ao intérprete, ao estimular a capacidade crítica e emancipatória do sujeito, em sentido contrário à passividade e à inercia contemplativa do espectador clássico do teatro aristotélico (KOUDELA, 1991; 2001). Neste sentido, este estudo tem como hipótese que a peça A Santa Joana dos Matadouros (BRECHT, 2009) e a protagonista Joana Dark são elos potentes para a reflexão jusfeminista e a crítica do Estado Democrático de Direito, do direito fundamental ao trabalho digno, da precarização do trabalho contemporâneo e das desigualdades de gênero na divisão sexual do trabalho, tomando-se como parâmetro decolonial e analítico a legislação brasileira vigente (BRASIL, 1943; 1988; 2017) e a atuação jurisprudencial recente do Supremo Tribunal Federal (BRASIL, 2019). A crise do capitalismo vivida com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, a qual deu início à Grande Depressão econômica dos Estados Unidos, é o cenário escolhido por Brecht para pensar a violência simbólica e estrutural dos grupos dominantes, a miserabilidade da classe operária, a falência do direito ao trabalho digno e decente e a vulnerabilidade da mulher trabalhadora. As hierarquias de gênero se estabelecem, estruturalmente, na classe trabalhadora e capitalista, cabendo à mulher a economia doméstica, inferior e reprodutiva e ao homem a esfera superior e produtiva (SAFFIOTI, 1976; 2015). Pensar nas Joanas por trás das trabalhadoras é atravessar um tempo de silêncios religiosos, jurídicos, legislativos e sociais, um tempo de jornadas exaustivas, de precarização da mão de obra feminina e da informalidade (ANTUNES, 2009). Neste fluir entre direito, literatura e teatro, fica evidente o quanto a epistemologia tradicional, dogmática e positivista do direito, formada por conceitos e significados fechados e universalizantes, é insuficiente e, fortemente, demarcada pelas heranças coloniais. As epistemologias e os saberes plurais do sul global precisam ocupar os espaços de poder simbólico e material (ANZALDÚA, 2000). Há um mundo real que pulsa e vive para além da norma, para além do individualismo, para além das fronteiras que separam ciência, arte e experiência cidadã.
Abstract: This research is located in the interdisciplinary relationship between law, literature and theater. In a critical epistemology of law, legal science contemplates aspects not only normative, but also linguistic, aesthetic, narrative and fictional. Through a methodological approach based on phenomenologica-existential and decoloniality, the law will be understood as a dynamic, intertextual, intentional and intersubjective relationship. This dissertational work will articulate the leading role of the citizen in pluralistic constitutional hermeneutics (HÄBERLE, 1997), the reader's protagonism in the aesthetics of literary reception (ISER; JAUSS, 1979) and the role of the spectator in the epic theater (BRECHT, 2002; 2005). It was up to the Brechtian epic theater to give the ordinary citizen the ability to interpret reality and act on it, in the face of political, historical, didactic and dialectical tensions on stage. Through the strangeness and distance between actor, theatrical and spectator scene (PEIXOTO, 1974), the epic theater returns the protagonism to the performer, by stimulating the critical and emancipatory capacity of the subject, contrary to the passivity and contemplative passivity of the classical spectator of the Aristotelian theater (KOUDELA, 1991; 2001). In this sense, this study has as hypothesis that the play A Santa Joana dos Matadouros (BRECHT, 2009) and the protagonist Joana Dark are powerful links for the jusfeminist and critical reflection of the Democratic State of Law, the fundamental right to decent work, the precarious nature of contemporary work and gender inequalities in the sexual division of labor, taking as a decolonial and analytical parameter the current Brazilian legislation (BRAZIL , 1943; 1988; 2017) and the recent jurisprudential action of the Supreme Federal Court (BRAZIL, 2019). The crisis of capitalism experienced by the collapse of the New York stock exchange in 1929, which initiated the Great Economic Depression of the United States is the scenario chosen by Brecht to think about the symbolic and structural violence of the dominant groups, the miserability of the working class, the bankruptcy of labor rights and the dehumanization of dignified and decent work and the vulnerability of working women. Gender hierarchies are structurally established in the working and capitalist class, with women being the domestic, inferior and reproductive economy and man the higher and productive sphere (SAFFIOTI, 1976; 2015). Thinking about the Joanas behind the workers is to go through a time of religious, legal, legislative and social silences, a time of exhaustive journeys, precariousness of the female workforce and informality (ANTUNES, 2009). In this flow between law, literature and theater, it is evident how much the traditional, dogmatic and positivist epistemology of law, formed by closed and universalizing concepts and meanings, is insufficient and strongly demarcated by colonial heritages. The epistemologies and plural knowledge of the global south need to occupy the spaces of symbolic and material power (ANZALDÚA, 2000). There is a real world that pulses and lives beyond the norm, beyond individualism, beyond the boundaries that separade science, art and citizen experience.
Palavras-chave: Direito - Literatura
Teatro épico
Hermenêutica constitucional
Direito trabalhista
Trabalho digno
Mulher trabalhadora
Law - Literature
Epic theater
Constitutional hermeneutics
Fundamental right to decent work
Working woman
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Direito
Citação: CALDAS, Kelly Helena Santos. A Santa Joana dos matadouros: por uma abertura crítica e interpretativa da mulher trabalhadora a partir do teatro épico de Bertold Brecht. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21409
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